4 Dicas para avaliar sua produtividade no trabalho

4 Dicas para avaliar sua produtividade no trabalho

Sabia que a sua produtividade no trabalho pode ser acompanhada? As vantagens de ficar atento ao rendimento profissional são muitas, incluindo a possibilidade de melhorar os aspectos negativos e trabalhar características positivas.

Para o empreendedor que está começando suas atividades, ou mesmo para o trabalhador individual autônomo, o controle do tempo e da produtividade é fundamental. Nesse artigo trazemos algumas dicas para saber quanto você está produzindo – e como melhorar esse rendimento.

A importância de mensurar a produtividade

Muitos empreendedores em começo de carreira têm dificuldade para analisar os resultados que estão sendo obtidos em seus negócios. O controle de produtividade corresponde a uma análise acerca dos objetivos alcançados em determinado período. Eles podem ser mensurados através de indicadores, como as métricas.

Mas por que é importante mensurar a produtividade? Quando um profissional atua sob a própria direção e sem analisar os resultados que estão sendo obtidos, pode ser facilmente levado a acreditar que está fazendo um bom trabalho, quando na verdade as metas e objetivos não estão sendo satisfatoriamente alcançados.

O contrário também pode acontecer: resultados positivos são alcançados, sem que o empreendedor tenha consciência desse cenário. Nos dois casos a consequência é a falta conhecimento acerca da real situação do negócio. Mas talvez você se pergunte: como saber se estamos sendo ou não produtivos no que fazemos?

Para responder a essa pergunta é fundamental levar em consideração alguns parâmetros. Para facilitar sua reflexão, separamos o conteúdo em quatro blocos.

1. Estabeleça metas e prazos

De acordo com especialistas em gestão de tempo, uma das estratégias mais eficientes para gerir produtividade é estabelecer metas e prazos. Nosso cérebro funciona de forma racional, determinando o que deve ser feito e quando deve ser feito. No entanto, nem sempre conseguimos nos orientar sem um planejamento prévio.

Ao estabelecer metas, o profissional é capaz de enviar uma mensagem objetiva para o cérebro, indicando o que deve ser feito. Já os prazos indicam o período dentro do qual cada tarefa deve ser executada. Essa é a chave para acompanhar e gerar a produtividade no trabalho.

2. Dê importância para a rotina

É comum encontrar na internet artigos evidenciando, como vantagem de trabalhar sozinho, a possibilidade de trabalhar quando quiser. Essa é uma meia verdade. Quem trabalha de forma autônoma tem mais liberdade para estabelecer a jornada de atividades, mas uma rotina é fundamental para a produtividade.

Vale dizer, é importante saber a hora certa de começar e terminar o trabalho – mesmo que você escolha trabalhar pela manhã, durante a tarde, noite ou apenas em dias específicos da semana. Uma rotina cria hábitos, que são benéficos para a organização e produtividade.

3. Utilize apps de gerenciamento de tarefas

Atualmente existem diversas ferramentas de gerenciamento de tarefas, disponíveis em dispositivos móveis e computadores.

Exemplo disso é o Google Agenda, que permite a programação de eventos, criação de lembretes e muito mais. Ele pode ser integrado diretamente ao Gmail, facilitando ainda mais a gestão de tarefas.

4. Reflita sobre tempo versus ações

Quem trabalha sozinho sabe que trabalhar por oito horas dentro de um escritório nem sempre significa produtividade. Existe diferença entre tempo trabalhado e ações realizadas.

Um empreendedor com bom gerenciamento de produtividade no trabalho é capaz de atingir suas metas e objetivos dentro do prazo passando poucas horas em seu escritório ou em um ambiente de coworking.

Por isso, para gerar mais resultados, é importante que você investigue formas de fazer com que o seu tempo seja suficiente para realizar todos os seus objetivos profissionais. A resposta não está no tempo trabalhado, mas sim na forma como você trabalha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Olá!