O coworking é a solução para empresas que desejam maximizar os resultados e minimizar os custos. Maior produtividade, melhor desempenho, mais engajamento entre pessoas e agilidade na comunicação são apenas alguns dos benefícios de adotar o coworking.
Você pode conferir outras vantagens dos ambientes compartilhados em Coworking: Uma solução para empreendedores e Coworking para pequenos negócios: uma nova oportunidade.
Mas como comparar os diversos planos de coworking oferecidos no mercado? É o que vamos mostrar nesse artigo, através de algumas dicas fundamentais para facilitar a escolha do melhor plano em relação às necessidades reais da sua empresa.
1. Custo do plano
Um dos detalhes a serem observados na comparação entre planos de coworking é o custo, de acordo com os diferentes períodos de uso. Isso porque os custos podem variar para a contratação diária, semanal, quinzenal e mensal.
Geralmente, planos mais longos, como o mensal, tendem a ser mais baratos do que o plano semanal. Na comparação, os clientes devem analisar não apenas o preço de cada um dos planos, mas também a demanda real de seu negócio.
2. Localização
A localização de um coworking é visto como um fator estratégico. E para saber se a localização está adequada, é preciso analisar as necessidades do negócio e das pessoas que frequentaram o local.
Entre os fatores relevantes estão: os custos envolvidos para chegar até o local, existência de transporte público que atenda a região, a segurança do bairro ou zona onde está situado o coworking etc.
Em outros casos, você pode optar por um local mais próximo de sua residência que lhe proporcione maior comodidade e economia no tempo de deslocamento.
3. Diferenciais de cada plano
Cada um dos planos de coworking oferecem uma série de vantagens padrão, como espaços adequados para o trabalho, cadeiras, mesas e internet. No entanto, alguns planos vão além, oferecendo diferenciais.
É possível encontrar espaços coworking que contam com telefone, ramal, copa, segurança, sala de reunião, cota de impressão, armários para guardar objetos pessoais e recepção. Durante a comparação entre os planos, vale a pena observar esses detalhes que fazem toda a diferença.
4. Perfil dos usuários do espaço
No coworking, muitos profissionais, de diferentes empresas ou autônomos, compartilham espaço. Essa é uma das características dos ambientes compartilhados, que o torna tão atrativo: a possibilidade de produzir colaborativamente, fazer networking e interagir com outros profissionais.
Mas é importante levar em conta o perfil das pessoas que estão compartilhando espaço. Para uma startup financeira, por exemplo, é interessante contratar um plano de coworking em espaço frequentado por pessoas envolvidas no universo tecnológico.
5. Custos adicionais
Nem todos os serviços oferecidos pelo coworking estão inclusos em alguns dos planos, sendo cobrados de forma separada, caso o cliente tenha interesse em usufruir outras facilidades.
Exemplos de serviços adicionais são as salas privadas, salas de conferência e reunião, impressão, internet e alimentação – o famoso Coffee Break.
Portanto, na hora de comparar os diversos planos oferecidos, atente-se para as demandas de seu negócio versus os serviços adicionais que devem ser levados em consideração.
6. Estrutura física do coworking
Por fim, mas não menos importante, temos a estrutura física do coworking. Por mais que todos os espaços sejam bem parecidos, alguns oferecem bem mais recursos que outros.
Acessibilidade, cadeiras ergonômicas, ar-condicionado, tomadas espalhadas em pontos estratégicos, internet de qualidade, salas para reunião, espaços para conferência são alguns exemplos de elementos que nem sempre estão presentes.
Seguindo todas essas dicas você será capaz de comparar e encontrar com maior assertividade o plano de coworking ideal para você. Atentar-se para cada detalhe pode ser fundamental.
Se você procura por um espaço em São Caetano/SP, confira os planos da 2share aqui.
Até a próxima!