Existem muitas dúvidas sobre como funcionam os espaços de trabalho compartilhados, denominados de coworking. A falta de conhecimento sobre esse novo modelo de trabalho, impulsiona o surgimento de mitos que muitas vezes não condizem com a realidade.
Pensando nisso, separamos uma lista com os principais mitos e verdades a respeito do assunto.
1. Não existe privacidade
Mito
O coworking é um ambiente que permite a convivência e compartilhamento, tanto de espaço quanto de saberes e experiências. No entanto, aqueles que desejam trabalhar com maior privacidade podem optar por salas privativas.
São espaços de trabalho individuais ou para equipes, colocados à disposição daqueles que prezam por mais independência no dia a dia. Por isso cada vez mais advogados, designers, arquitetos, engenheiros e tantos outros profissionais estão migrando para o coworking.
2. Ambiente inseguro
Mito
Para que todas as relações de trabalho e criação se desenvolvam de forma adequada, o coworking conta com uma estrutura personalizada. Existe segurança no local, recepção para direcionamento dos visitantes e usuários do espaço, identificação pessoal, além de armários com cadeado sempre disponíveis.
Sendo assim, você pode encontrar a mesma infraestrutura em coworkings e escritórios tradicionais.
3. Horários flexíveis
Verdade
Uma das características que marcam o coworking é a flexibilidade. Cabe aos usuários do espaço decidirem quando trabalhar, de acordo com critérios próprios, como demanda e disponibilidade. No entanto, é preciso observar, no que couber, o horário de funcionamento de cada unidade, que pode variar.
4. Otimização do networking
Verdade
O ambiente coworking, em razão da sua formatação, permite e estimula o networking. Ou seja, a formação de uma rede de contatos de qualidade. Os frequentadores do espaço conseguem interagir entre si, colaborar em projetos, trocar saberes, experiências e muito mais.
5. As minhas ideias podem ser roubadas
Mito
Muitas empresas ficam com receio de investir em ambientes coworking, apesar dos diversos benefícios que eles oferecem, em razão da inverdade de que ideias podem ser roubadas.
Na verdade, a cultura do coworking é baseada em colaboração e compartilhamento de ideias. Todos os usuários seguem princípios comuns, que permitem o contato interpessoal seguro.
Compartilhar e colaborar não significa, no entanto, repassar a terceiros informações que sejam sensíveis para um negócio ou empreendimento. Cabe ao empresário decidir os limites do compartilhamento dentro do ambiente coworking.
6. O custo é viável para pequenos negócios
Verdade
O custo de investimento em coworking é baixo, possibilitando que pequenas empresas possam usufruir de todos os benefícios oferecidos por essa nova modalidade de trabalho.
Isso porque o pagamento concede a possibilidade de uso de toda uma infraestrutura, sem burocracia e sem responsabilidade com custos internos, como manutenção, serviços e segurança, por exemplo.
7. Quem trabalha em coworking não trabalha
Mito
Grandes empresas, como a Google, Nubank e Microsoft apostam no coworking para aumentar o desempenho. A flexibilidade e comodidade desse espaço não implica em menos trabalho desenvolvido. Muito pelo contrário, estimula a criatividade e a produtividade.
Os frequentadores do coworking são empreendedores que lutam para que seus negócios e ideias prosperem. Os resultados obtidos são muitas vezes superiores ao de empreendedores que passam 8 horas por dia em um escritório tradicional.
Experiencie o coworking e seus benefícios
Esses são os mitos e verdades acerca do coworking. De posse dessas informações ficará muito mais fácil decidir se vale ou não a pena investir nesse modelo de trabalho para alcançar resultados no seu negócio.
Se você está em busca de novas possibilidades para o seu negócio, experimente trabalhar em um espaço compartilhado! Entre em contato conosco, e agende uma visita em nosso coworking em São Caetano do Sul/SP.
Até a próxima!