A gestão de equipe é essencial para que uma empresa consiga crescer no mercado. É a partir do trabalho realizado conjuntamente pelos colaboradores que os resultados aparecem na prática.
Porém, para alguns empreendedores gerir pessoas pode parecer complexo e inviável. Por isso, nos dedicamos a explicar alguns fatores para aqueles que precisam expandir seus negócios, mas estão com receios de fazer.
O que é gestão de equipe
Dentro de uma empresa, as tarefas são executadas de forma individual ou coletiva. Além das tarefas particulares, muitas decisões são tomadas com base na interação entre dois ou mais colaboradores.
As equipes ocupam uma posição de destaque na empresa, atuando em questões importantes, que vão desde a criação de novas ideias até a proposição de solução para problemas existentes. No entanto, uma equipe só consegue gerar resultados através de uma boa gestão.
A gestão de equipes nada mais é do que um processo que visa influenciar um time de pessoas em direção a um objetivo comum. E, cabe ao líder (seja o dono do negócio ou um gestor) buscar motivar, incentivar e direcionar as atividades dos colaboradores.
Principais desafios da gestão de equipe
Para uma gestão de equipe efetiva é preciso superar alguns desafios. Por isso, o primeiro passo é identificar o contexto do seu negócio, buscando corrigir eventuais deficiências que possam existir. Separamos alguns exemplos de desafios para facilitar a compreensão.
1. Falta de engajamento
Um dos grandes desafios da gestão de equipe é a ausência de engajamento entre os seus membros. Dentro de um time, as tarefas são executadas com base na interação entre eles.
Cada um deve contribuir de acordo com o seu potencial. Por isso, o líder deve buscar melhorar o contato interpessoal, dando espaço para todos de igual maneira. Respeitar o tempo de cada pessoa também é importante.
2. Falta de motivação
Colaboradores motivados tendem a gerar resultados muito mais perceptíveis em uma empresa. Como a motivação individual é repleta de características específicas, saiba ouvir e compreender cada pessoa.
3. Comunicação deficiente
A gestão de equipe só é possível quando a comunicação dentro da empresa é transparente e sem ruídos. A falta de comunicação ou a comunicação deficiente é um desafio muito comum, e tem impedido que as equipes entendessem com clareza as suas tarefas ou até mesmo que dialogassem entre si com eficiência.
4. Medo do conflito
Dentro de uma equipe, as soluções aparecem através de um processo de conflito de ideias, que é bastante saudável. Quando ideias são confrontadas é possível obter insights e perspectivas que antes não estavam evidentes.
5. Falta de compromisso com as metas e objetivos
Em toda organização existem metas e objetivos a serem cumpridos. O líder da equipe deve ser capaz de despertar nos colaboradores o interesse pela realização dessas metas e objetivos. A falta de compromisso pode comprometer os planos do seu negócio.
Benefícios da gestão de equipe para o seu negócio
Os ganhos proporcionados pela gestão de equipe são muitos. Negócios que estão crescendo devem focar em transformar as suas equipes, de forma a gerar mais resultados com menos recursos – humanos e financeiros.
Além do crescimento, que é potencializado pela gestão de equipe, outros ganhos podem ser observados. Um deles é a identificação de oportunidades de mercado.
Uma equipe bem construída é capaz de antecipar situações, resolver problemas e trazer competitividade para qualquer empreendimento.
Mas, lembre-se: para que tudo isso seja possível é preciso manter uma comunicação aberta, eficiente e de qualidade. Quanto melhor for a gestão de equipe, melhores os resultados para o seu negócio.
Agora que você entendeu a importância da gerir pessoas, que tal começar a desenhar a sua equipe de trabalho ideal? Em breve apresentaremos dicas simples e válidas para você e para o seu negócio.
Até a próxima!