Sabia que uma rotina de trabalho sem pausas pode prejudicar a sua produtividade? Nem sempre quem trabalha mais consegue render mais. Na verdade, fazer pausas durante o trabalho é a chave para tomar decisões com mais assertividade, ter mais criatividade e gerar melhores resultados.
Pausa durante o trabalho: mais do que uma exigência legal
Fazer pequenos intervalos entre as atividades é tão fundamental, que até a lei trabalhista aborda o assunto. Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda 6 horas, o trabalhador deve fazer uma pausa para alimentação ou repouso.
De acordo com a legislação, esse intervalo deve ser concedido pelo empregador. O tempo mínimo de break é de 1 hora, podendo ser de até 2 horas se houver acordo ou convenção coletiva.
Mas qual o fundamento para a pausa durante o trabalho? Será que interromper as atividades é de fato importante para o trabalhador e para as atividades executadas? É o que vamos ver agora.
Benefícios de fazer uma pausa durante o trabalho
Ajuda a limpar a mente
Todo mundo que já passou um bom tempo em tarefas repetitivas sabe como isso pode ser desgastante. Seja dentro de um escritório, em casa ou em qualquer ambiente de trabalho, a execução contínua de tarefas prejudica a saúde mental dos trabalhadores.
A pausa durante o trabalho ajuda a limpar a mente, trazendo relaxamento e uma sensação de alívio.
Desperta a criatividade
Criatividade é algo importante dentro do ambiente profissional. Profissionais liberais, autônomos e empreendedores de diversos segmentos dependem da inovação e criação para alcançarem resultados.
Uma mente cansada e esgotada dificilmente será capaz de produzir boas ideias. Por isso mesmo, ao ajudar a limpar a mente, a pausa durante o trabalho também contribui para despertar a criatividade.
Melhora a produtividade
O conceito de produtividade não está relacionado a um grande volume de trabalho. Nem sempre quem trabalha muito e sem parar consegue atingir resultados.
Muito pelo contrário, o trabalho excessivo, contínuo, rotineiro, pode prejudicar o rendimento profissional.
Com uma mente mais leve e mais criativa, a produtividade tende a aumentar. Essa é uma consequência lógica das pausas durante o trabalho: o profissional consegue lidar melhor com as suas tarefas, produzindo com mais eficiência e qualidade.
Ajuda na tomada de decisões
Se você já tentou tomar decisões importantes com a cabeça repleta de problemas, no meio de uma rotina agitada de trabalho, sabe como isso pode ser complicado. Profissionais tomam melhores decisões quando conseguem refletir e raciocinar com claridade.
Em um ambiente de trabalho, a rotina faz parte e pode ser algo positivo. No entanto, é importante que a rotina seja quebrada através de pequenas pausas.
Elas ajudam o trabalhador a colocar os pensamentos em ordem, respirar com tranquilidade e pensar nas melhores estratégias para resolver problemas e gerar resultados.
Como fazer pausa durante o trabalho
Quer algumas dicas para incluir pausas durante o seu dia a dia de trabalho? Uma delas é planejar bem a sua agenda de trabalho. Dessa forma você será capaz de manter o hábito de descansar entre as atividades.
Lembre-se de separar as atividades intelectuais das tarefas burocráticas. Você não vai querer fazer algo que exija criatividade após se desgastar com uma tarefa cansativa e mecânica. Um intervalo entre esses dois tipos de tarefas pode ser uma ótima ideia.
O tempo da pausa vai depender muito da sua rotina e do seu perfil profissional. A dica é tirar de dois a três intervalos por dia, cada um com no mínimo cinco minutinhos.
Use esse tempo para você. É possível descansar, comer e até mesmo meditar. O importante é não pensar em trabalho durante o intervalo, para voltar com muito mais energia, criatividade e disposição!