Administração de Agenda: Como isso pode afetar seu dia a dia

A organização do dia a dia é essencial para um bom profissional, e até fora de seu negócio, na vida pessoal.

Há várias formas de fazer isso, anotações por exemplo, ou planilhas servem para esse propósito que é necessário. Organização para quem possui muitos pratos para manter girando é uma soft skill requisitada por muitas empresas e mesmo se não fosse, é necessária para o sucesso de qualquer empreendedor.

A agenda é a opção que sem dúvida alguma domina o setor de organização de um profissional. Uma boa e organizada agenda pode fazer a diferença na hora de lembrar de uma responsabilidade, separar em pequenas partes uma meta ou mesmo organizar tarefas do dia a dia para que nenhuma seja deixada para trás.

Nessa matéria você encontrará duas sessões onde conversaremos mais a fundo sobre a importância da agenda e também algumas dicas de como fazer isso na prática, onde costumam morar muitos erros e dificuldades na hora de criar a sua agenda. Vamos lá?

A importância da administração de tempo e agenda no seu dia a dia

No mundo e sistema onde vivemos, organização é indispensável para sobreviver. Como mapas, as agendas nos ajudam a manter em ordem nossas vidas, sendo uma extensão da rotina no papel e no digital.

Uma das necessidades são os compromissos. Quando marcamos algo com alguém, principalmente no profissional, estamos dando nossa palavra de que estaremos lá no dia e horário combinado. Por isso é de extrema importante manter isso anotado em algum lugar para nos lembrarmos.

Ok, você anotou seu compromisso para, digamos, quarta-feira.

Surge um segundo compromisso, e um terceiro e ainda um quarto. E você anota todos eles em diferentes papéis e cadernos que mantém na sua mesa. Consegue imaginar a bagunça e a possibilidade de se perder em tantas anotações?

A agenda, sendo da forma que for, é um lugar específico para isso, onde você vai sempre voltar caso queira procurar algo do tipo para manter-se atualizado ou checar que horas é uma determinada responsabilidade naquele dia.

Existem diversas opções para aplicar esse conceito da agenda na prática, vamos checar nessa próxima sessão:

Dicas de como se organizar na prática

Agora sim, como realmente fazer com que sua agenda seja o que você precisa que ela seja, e que seja eficiente na hora que você for utilizá-la? Vamos lá:

  • A antecedência é a sua amiga. Se você passa um dia cortando árvores, passe uma semana afiando seu machado. É necessário um planejamento cuidadoso, então procure, por exemplo, marcar na sua agenda que todo domingo irá sentar-se com ela e rever a semana que está por vir e como foi a semana que se foi. Assim, poderá seguir com planejamentos e antecedências ainda maiores.
  • As prioridades e os limites são os “thresholds” da sua agenda. Os limitadores que farão com que as suas decisões sejam um pouco mais fáceis e bem direcionadas. Por exemplo, eu devo dar prioridade para uma reunião de trabalho ou um evento social? Dependendo, você terá que definir essa prioridade, mas convenhamos que a reunião de trabalho é trabalho e o evento social é um evento social.
  • Busque o equilíbrio entre os estritos hábitos, programações e organizações da agenda, com o viver ávido de sua intuição e sentimento. É necessário se organizar, mas também não se torne um escravo da agenda, isso pode se tornar um problema tão grande quanto ser completamente livre na hora de fazer suas responsabilidades. Por isso, sempre busque o equilíbrio, a sua agenda e sua mente lhe dirão o que você deve fazer agora e amanhã. Lembre-se disso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Olá!