elaborar um plano de negócios

Aprendendo a elaborar um plano de negócios

O plano de negócios orienta a atividade empresarial, permitindo antecipar problemas, testar hipóteses e traçar as melhores estratégias para atingir os objetivos desejados. Em Plano de negócio: a importância para a sua empresa apresentamos o quão benéfico pode ser essa documentação para o empreendedor.

Para orientar a estruturação do plano de negócios, existem ferramentas que auxiliam esse processo. Uma das mais utilizadas é o Business Model Canvas – um modelo inovador, de representação visual que demonstra resultados incríveis. Em breve apresentaremos essa e outras metodologias.

Elaborando um plano de negócios em 5 passos

Separamos um passo a passo completo que vai te auxiliar a montar um plano de negócios. Reflita sobre cada etapa de acordo com a realidade da sua empresa.

1. Sumário Executivo

Na hora de elaborar o plano de negócios, um dos primeiros aspectos a serem pensados é a atividade principal do empreendimento. Qual é o foco do seu negócio? Cada empresa, ainda que trabalhe com diversos produtos e serviços, possui uma atividade ou atividades-chave.

Portanto, atente-se para:

  • Descrição da atividade-chave;
  • Identificação do diferencial do seu negócio;
  • Elaboração da visão e missão da empresa;
  • Listagem dos produtos e serviços;
  • Descrição dos clientes;
  • Localização;
  • Citação do investimento inicial;
  • Apresentação da Forma Jurídica;
  • E enquadramento tributário.

2. Análise do mercado

Após a definição de sua atividade-chave é preciso analisar os possíveis segmentos de clientes, seus concorrentes e fornecedores. Essas informações coletadas representarão o mercado em que seu negócio está inserido, e auxiliará na identificação dos diferenciais competitivos para a tomada de decisão.

Reflita sobre as seguintes perguntas:

  • Qual o perfil do meu cliente? (faixa etária, gênero, escolaridade, estado civil, renda familiar, etc);
  • Quais são os seus hábitos de consumo? (frequência, local, o motivo pela procura);
  • Como é o serviço/produto oferecido pelo meu concorrente? (qualidade, preço, opções de atendimento, condições de pagamento, atrativos);
  • Qual o diferencial do meu negócio? (por qual motivo os clientes deixariam de consumir o produto/serviço do concorrente);
  • Quem são meus fornecedores? (listagem dos serviços/produtos necessários para dar continuidade ao meu negócio);
  • Qual a melhor opção de fornecedor? (preço, condição de pagamento, prazo de entrega, qualidade do serviço/produto, atendimento).

3. Plano de marketing e comunicação

De que forma a empresa se comunicará com os seus públicos? Desde ações de marketing, relacionamento com fornecedores e funcionários, e captação de parcerias é preciso ter em mente: qual a mensagem, quais canais serão utilizados, qual a forma de relacionamento, entre outros fatores.

Além disso, descrever e avaliar todas as informações do seu serviço e/ou produto, como:

  • Definição da Identidade Visual (marca, logos, cores);
  • Processo de venda (descrição, preço, qualidade, distribuição, marketing).

Com essas informações descritas é possível compreender o panorama de venda, de relacionamento e as possibilidades para impulsionar o seu negócio.

4. Plano operacional

Esse é o momento de descrever o funcionamento do seu negócio. Para isso, é preciso identificar a quantidade de recursos humanos e financeiros que serão necessários. Por exemplo:

  • Tempo para venda do produto/serviço versus investimento;
  • Espaço físico para venda e/ou armazenamento;
  • Quantidade de pessoas para execução;
  • E prazo estimado para atendimento de demandas.

5. Plano financeiro

A primeira etapa do plano financeiro é a estrutura de custos ou despesas relacionadas à atividade empresarial. Todo negócio gera custos, que devem ser previstos com antecedência, de forma a ser possível mensurar as possibilidades de retorno financeiro.

É aconselhável pensar no investimento pré-operacional e fixo, como infraestrutura, equipamentos, equipes e até mesmo plataformas de auxílio ao seu negócio. E principalmente, no capital de giro.

É preciso estabelecer de que forma a receita será adquirida. Dessa forma, você poderá compreender as receitas, as despesas e os lucros. Além do tempo para retorno do investimento inicial.

O plano de negócios auxilia o empreendedor em sua atuação no mercado

Apesar do senso comum, o plano de negócios é indicado tanto para quem está abrindo uma empresa quanto para quem deseja impulsionar o seu negócio. Como dissemos anteriormente, esse documento é um guia que pode e deve ser revisto para melhor administração de seu negócio.

Evite riscos no seu empreendimento com um bom planejamento. Até a próxima!

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