O plano de negócios orienta a atividade empresarial, permitindo antecipar problemas, testar hipóteses e traçar as melhores estratégias para atingir os objetivos desejados. Em Plano de negócio: a importância para a sua empresa apresentamos o quão benéfico pode ser essa documentação para o empreendedor.
Para orientar a estruturação do plano de negócios, existem ferramentas que auxiliam esse processo. Uma das mais utilizadas é o Business Model Canvas – um modelo inovador, de representação visual que demonstra resultados incríveis. Em breve apresentaremos essa e outras metodologias.
Elaborando um plano de negócios em 5 passos
Separamos um passo a passo completo que vai te auxiliar a montar um plano de negócios. Reflita sobre cada etapa de acordo com a realidade da sua empresa.
1. Sumário Executivo
Na hora de elaborar o plano de negócios, um dos primeiros aspectos a serem pensados é a atividade principal do empreendimento. Qual é o foco do seu negócio? Cada empresa, ainda que trabalhe com diversos produtos e serviços, possui uma atividade ou atividades-chave.
Portanto, atente-se para:
- Descrição da atividade-chave;
- Identificação do diferencial do seu negócio;
- Elaboração da visão e missão da empresa;
- Listagem dos produtos e serviços;
- Descrição dos clientes;
- Localização;
- Citação do investimento inicial;
- Apresentação da Forma Jurídica;
- E enquadramento tributário.
2. Análise do mercado
Após a definição de sua atividade-chave é preciso analisar os possíveis segmentos de clientes, seus concorrentes e fornecedores. Essas informações coletadas representarão o mercado em que seu negócio está inserido, e auxiliará na identificação dos diferenciais competitivos para a tomada de decisão.
Reflita sobre as seguintes perguntas:
- Qual o perfil do meu cliente? (faixa etária, gênero, escolaridade, estado civil, renda familiar, etc);
- Quais são os seus hábitos de consumo? (frequência, local, o motivo pela procura);
- Como é o serviço/produto oferecido pelo meu concorrente? (qualidade, preço, opções de atendimento, condições de pagamento, atrativos);
- Qual o diferencial do meu negócio? (por qual motivo os clientes deixariam de consumir o produto/serviço do concorrente);
- Quem são meus fornecedores? (listagem dos serviços/produtos necessários para dar continuidade ao meu negócio);
- Qual a melhor opção de fornecedor? (preço, condição de pagamento, prazo de entrega, qualidade do serviço/produto, atendimento).
3. Plano de marketing e comunicação
De que forma a empresa se comunicará com os seus públicos? Desde ações de marketing, relacionamento com fornecedores e funcionários, e captação de parcerias é preciso ter em mente: qual a mensagem, quais canais serão utilizados, qual a forma de relacionamento, entre outros fatores.
Além disso, descrever e avaliar todas as informações do seu serviço e/ou produto, como:
- Definição da Identidade Visual (marca, logos, cores);
- Processo de venda (descrição, preço, qualidade, distribuição, marketing).
Com essas informações descritas é possível compreender o panorama de venda, de relacionamento e as possibilidades para impulsionar o seu negócio.
4. Plano operacional
Esse é o momento de descrever o funcionamento do seu negócio. Para isso, é preciso identificar a quantidade de recursos humanos e financeiros que serão necessários. Por exemplo:
- Tempo para venda do produto/serviço versus investimento;
- Espaço físico para venda e/ou armazenamento;
- Quantidade de pessoas para execução;
- E prazo estimado para atendimento de demandas.
5. Plano financeiro
A primeira etapa do plano financeiro é a estrutura de custos ou despesas relacionadas à atividade empresarial. Todo negócio gera custos, que devem ser previstos com antecedência, de forma a ser possível mensurar as possibilidades de retorno financeiro.
É aconselhável pensar no investimento pré-operacional e fixo, como infraestrutura, equipamentos, equipes e até mesmo plataformas de auxílio ao seu negócio. E principalmente, no capital de giro.
É preciso estabelecer de que forma a receita será adquirida. Dessa forma, você poderá compreender as receitas, as despesas e os lucros. Além do tempo para retorno do investimento inicial.
O plano de negócios auxilia o empreendedor em sua atuação no mercado
Apesar do senso comum, o plano de negócios é indicado tanto para quem está abrindo uma empresa quanto para quem deseja impulsionar o seu negócio. Como dissemos anteriormente, esse documento é um guia que pode e deve ser revisto para melhor administração de seu negócio.
Evite riscos no seu empreendimento com um bom planejamento. Até a próxima!