canvas

Business Model Canvas: Entenda a contribuição para o seu negócio

O Business Model Canvas é uma das ferramentas mais utilizadas por empresários para a criação de novos negócios ou reestruturação de negócios já existentes. Trata-se de um modelo pensado para substituir os tradicionais planos de negócios – baseados na descrição de todos os aspectos de uma empresa.

O que é o modelo Canvas

O modelo Canvas foi criado pelo empreendedor e pesquisador suíço Alexander Osterwalder. A metodologia foi baseada em estudos próprios e contribuições de diversos outros pesquisadores, a maioria deles empreendedores. O resultado foi um modelo inovador, diferente de tudo que existia até então.

Um dos grandes diferenciais do modelo Canvas é o seu aspecto visual. É possível identificar aspectos importantes com facilidade, alterar elementos e remodelar o negócio de acordo com as circunstâncias do negócio. Esse fator permite a construção de um modelo de negócios altamente flexível, diferente dos modelos tradicionais, estáticos e/ou pouco práticos.

Por isso essa metodologia passou a ser empregada por empresas como Startups, assim como por grande parte das companhias que atuam no Vale do Silício – região da Califórnia que abriga empresas tecnológicas e inovadoras como Google e Apple.

Como o modelo Canvas funciona e como utilizar

Para entender o funcionamento do Canvas é importante analisar os seus nove eixos ou blocos: proposta de valor, parcerias chaves, atividades chaves, recursos chaves, relacionamento com clientes, segmentos de clientes, canais de distribuição, estrutura de custos e fluxo de receitas.

A proposta de valor diz respeito ao benefício gerado pela empresa para o mercado. Não se trata necessariamente do produto, mas sim do valor que ele representa. Os segmentos de cliente indica o nicho de atuação da empresa, foco da atividade empresarial.

Os canais de distribuição do Canvas, por sua vez, são os meios através dos quais os produtos são entregues aos clientes. No bloco relacionamento com clientes, são descritas as formas de comunicação entre empresa e consumidores. A atividade-chave é a atividade principal da empresa.

Por fim temos os recursos principais, que representam os meios para a realização da atividade principal; as parcerias-chave, que são os parceiros estratégicos; as fontes de receita, correspondentes aos meios de obtenção de lucro e; a estrutura de custo, onde são informadas as despesas do empreendimento.

A utilização é bem simples: em uma folha ou quadro, dividido em nove blocos, o empreendedor deve descrever, objetivamente, cada aspecto relevante. O foco desses blocos está no funcionamento da empresa, com relação ao que ela vende, de que forma ela vende, a origem dos custos e origem dos resultados.

Quem pode utilizar o modelo Canvas

Na prática, o Canvas pode ser adotado por qualquer tipo de empreendimento, de qualquer tamanho e segmento. Até mesmo autônomos podem construir seus negócios a partir da construção desse modelo.

Por isso, desde a sua criação, o modelo Canvas se tornou o mais escolhido por empreendedores. Uma forma simples e visual de identificar aspectos importantes do negócio. Autônomos, pequenos empreendedores e grandes companhias empregam a metodologia no dia a dia, para inovar, criar novos negócios e reformular ideias.

Benefícios do modelo Canvas

Um dos principais benefícios do Canvas é a sua praticidade. Diferente de planos de negócios complexos e repleto de muitas informações, essa metodologia vai direto ao ponto.

Além disso, o modelo é flexível e ajustável, permitindo ao empreendedor reformular ideias, repensar aspectos importantes do negócio e inovar constantemente. Não se trata de um modelo estático e definitivo, mas sim de um quadro que define a realidade da empresa e o que é preciso fazer para alcançar os objetivos estabelecidos. 

Em um mundo em que inovação deixou de ser diferencial e passou a ser um requisito, o uso de ferramentas e metodologias pode facilitar a criação de novas estratégias. O Canvas auxilia o empreendedor no planejamento do negócio, potencializando a inovação e a geração de resultados.

Acompanhe outras dicas de gestão no blog da 2Share. Semanalmente apresentamos novos conteúdos para auxiliar você e o seu empreendimento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Olá!