A saúde financeira de um negócio depende de muitas variáveis. Olhar apenas para o que está entrando e o que está saindo geralmente não fornece uma imagem da situação real do negócio. É preciso saber como utilizar os indicadores financeiros e como interpretar seus resultados.
O que são os indicadores financeiros
Os indicadores financeiros são formados a partir do cruzamento de métricas. Eles visam determinar o desempenho de uma empresa, com relação ao seu aspecto financeiro. Dessa forma, auxiliam os gestores e administradores na tomada de decisão e na implementação de estratégias.
Muitas vezes, o grande volume de vendas realizadas pode passar a ideia de que os resultados estão sendo positivos. O crescimento no número de vendas é, em um primeiro momento, uma conquista para a empresa. Mas se o ticket médio estiver muito baixo, esse desempenho nas vendas pode não ser tão positivo assim.
Todos os indicadores financeiros são formados por duas ou mais métricas. O cruzamento de dados permite a identificação de aspectos mais profundos a respeito do desempenho do negócio.
Como indicadores contribuem para acompanhar metas e objetivos internos
Se uma empresa tem o objetivo de dobrar o lucro obtido em determinado período, decisões devem ser tomadas nesse sentido. E para implementar estratégias que realmente funcionem, é fundamental estar embasado em dados reais sobre o negócio. Não é possível dobrar algo que não se conhece, por exemplo.
Para saber o lucro líquido, basta determinar o faturamento e subtrair as despesas. Mas para conseguir dobrar esse lucro, é preciso investir em melhorar a lucratividade.
Esse é outro indicador financeiro, que pode ser obtido dividindo-se o lucro líquido pelo faturamento. Multiplique o resultado por cem para conhecer a lucratividade em percentual.
Esse é apenas um dos caminhos para conseguir aumentar o lucro. Outro é melhorando o ticket médio. Ou seja, melhorar o desempenho por venda, para que a empresa possa faturar mais com as suas operações.
O objetivo de ganhar mais com o negócio passa necessariamente pela análise de indicadores financeiros. A mesma lógica se aplica a vários outros objetivos e metas da empresa, como redução de custos, aumento do faturamento e crescimento de mercado.
Como utilizar os indicadores financeiros na prática
Para que um negócio comece a explorar os indicadores financeiros é necessário planejamento. Primeiro, os objetivos, metas e interesses do empreendimento devem ser considerados. Esse é o ponto de partida para a definição dos principais indicadores aplicáveis.
Além disso, é importante pensar no período em que cada indicador financeiro será analisado. Por exemplo, é possível calcular a lucratividade mensal, anual ou dentro de qualquer intervalo de tempo. A utilização de sistemas automatizados pode auxiliar na geração de relatórios personalizados e assertivos.
Sobretudo, é preciso ter em mente que a performance financeira pode ser avaliada por diferentes tipos de indicadores, sendo eles: de rentabilidade, de liquidez, de estrutura de capital, e de atividade. Portanto, saber interpretar e cruzar os resultados obtidos é fundamental.
Mudando estratégias em seu negócio
Os indicadores financeiros contribuem para a tomada de decisão dentro da empresa. Eles permitem que ações concretas e estratégias sejam traçadas para garantir o melhor desempenho.
Para que os resultados sejam analisados, os gestores e administradores devem estabelecer padrões e margens de resultado desejáveis. Se a lucratividade não estiver dentro do pretendido, o que pode ser feito para alterar isso? Como aumentar o ticket médio nas vendas?
Essas são perguntas que podem ser feitas e respondidas a partir dos relatórios obtidos através dos indicadores financeiros.
Se você procura por outras dicas de gestão para o seu empreendimento, continue acompanhando o blog da 2Share. Semanalmente apresentamos novas informações para você!