Comunicação não violenta: O que é e como pode ajudar na gestão de pessoas

Muito se fala das soft skills e da crescente importância delas para o ambiente de trabalho. Uma das mais requisitadas pelos entrevistadores é a da comunicação não violenta, uma técnica poderosa para quem deseja melhorar seu arcabouço teórico e profissional.

Leia mais a fundo essa matéria e entenderá os porquês e os comos.

O que é a comunicação não violenta e como surgiu

Ela surgiu por meio de uma outra soft skill bastante importante, a observação. Martin Luther King e outros líderes de sua época que praticavam a não violência, que defendiam esse conceito como parte de suas vidas, inspiraram o norte americano Marshall Rosenberg a desenvolver essa habilidade com objetivo de construir um mundo mais pacífico.

Ele diz que é “uma forma de comunicação que leva a pessoa a se entregar de coração, criando uma conexão consigo mesma e com os outros”.

A comunicação não violenta se estabelece nos conceitos de fala verbal que procura não ferir, não julgar nem criar mais conflitos. Apenas em resolver o que está em pauta, ouvir e ser ouvido, levar em consideração o aspecto humano de uma discussão, conversa ou negociação.

Qual é a sua importância

A comunicação não violenta quando colocada em prática transforma o diálogo em uma troca constantemente eficiente e que evita que mais problemas sejam gerados. Conflitos que são semeados passivamente no coração de quem recebe uma comunicação violenta e não pensada.

A técnica pode ser estudada, mas sua aplicação é na prática e seus resultados são observados quase que passivamente. Percebemos um clima saudável onde utilizamos essa habilidade.

Porque é relevante para a sua gestão?

A liderança de uma equipe é a parte mais importante dela. Um grupo é tão forte quanto seu membro mais fraco. Aplicando essa frase na comunicação de uma equipe, a eficiência e saúde do diálogo de uma equipe só é tão boa quanto seu colaborador mais violento.

Por isso a gestão precisa ser um exemplo, e levar todos os seus colaboradores junto com ela no momento de trocar palavras, ainda mais em questões mais aquecidas como negociações e pontos importantes no trabalho.

Como exemplo, o líder pode trazer toda uma equipe para o não violento e transformar o espaço com trocas boas entre todos, feedbacks cuidadosos e atenção para questões delicadas. Como também pode deixar todos do time tensos e com medo do que pode vir das bocas de seus colegas na próxima vez que algo sério precisar ser falado.

Dicas de aplicação da comunicação não violenta no ambiente de trabalho

Segue abaixo algumas formas de fazer com que essa técnica surja na prática e que dê resultados:

  • Analise profundamente a cultura da sua empresa, além de diariamente sentir como a comunicação dos seus colaboradores afeta uns aos outros.
  • Como dito anteriormente, faça com que a liderança seja o pilar, a fundação da comunicação não violenta. O exemplo a ser seguido.
  • Todo profissional precisa de treinamento. O estudo e a educação nos libertam de muitas amarras que criamos e que criam na gente. Por isso, coloque o dinheiro da empresa no investimento mais importante a longo prazo: o treinamento de seus profissionais. Cursos, palestras, práticas, tudo é importante para na hora do jogo real tudo vá tranquilamente.
  • Como também apontado anteriormente, pratique outras habilidades soft skills, a escuta é a primeira delas a ser atentada, pois está diretamente ligada a comunicação não violenta, mas também explore a grande gama de habilidades listadas aqui abaixo.

Outras habilidades a se atentar

  • Inteligência emocional
  • Resiliência
  • Comunicação assertiva
  • Ética
  • Confiança
  • Trabalho em equipe
  • Flexibilidade
  • Organização e gestão de tempo
  • Capacidade de trabalhar sob pressão
  • Segurança
  • Orientação para resultados

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