A tendência dos espaços de coworking está crescendo a cada ano. Muitos empreendedores e pequenas empresas estão felizes em finalmente ter um espaço para chamar de seu. Se você tem interesse nesse assunto, acompanhe outras informações em Coworking: Uma Solução para Empreendedores.
Muitos são os benefícios dos espaços compartilhados assim como dos escritórios próprios. E, talvez você esteja em dúvida de qual seja a melhor solução para a sua empresa.
Pensando nisso, elaboramos uma análise comparativa entre coworking versus escritório próprio para te ajudar.
Investimento Inicial
Sabemos que muitos negócios requerem um espaço físico para se estabelecer no mercado. Sendo assim, ter um planejamento financeiro se torna primordial. Aliás, ele pode facilitar o seu processo de escolha.
Ao optar por um escritório próprio, você precisa se atentar para custos básicos como: aluguel; condomínio; IPTU; energia elétrica, água, telefone, e internet; serviços de recepção, manutenção e limpeza. Além de gastos com infraestrutura, mobília e equipamentos.
Em contrapartida, os escritórios de coworking requerem um investimento menor e oferecem uma infraestrutura pronta e imediata. A partir da assinatura de um plano, você adquire todas as facilidades necessárias, sem preocupação e sem burocracia, por um custo mensal inferior.
Flexibilidade
Ao locar um espaço físico de trabalho, provavelmente, você deve ter analisado as demandas do seu negócio. Sobretudo, determinou o tamanho de sua equipe, os ambientes necessários e até mesmo a localização.
Mas e se por ventura, sua empresa consegue alcançar as metas comerciais antes do planejado e/ou até mesmo surgem outras necessidades não previstas anteriormente? Em escritórios próprios você está preso ao contrato por pelo menos um ano.
Porém em coworkings, você pode alterar o seu plano de acordo com a sua demanda. Eventualmente você pode aumentar ou reduzir o espaço contratado, adicionar outros espaços como sala de reuniões e/ou de treinamento, e até mesmo mudar de localização com maior facilidade.
Rotina de Trabalho
Provavelmente, a organização de trabalho é uma questão sensível. E saiba que o ambiente selecionado por influenciar o seu dia a dia.
Por ser tratar de um espaço compartilhado, a inconveniência de transportar o seu computador e seus pertences diariamente é inevitável. E isso, não acontece em um escritório próprio.
Para contornar esse impasse, alguns escritórios de coworking oferecem armários individuais e salas privativas. É possível sim, ter um espaço seu.
Personalização do Ambiente
Dependendo do ramo de atividade do seu negócio, a alteração de estrutura do ambiente se faz necessária. Instalação de equipamentos grandes e próprios é inviável, como no caso de profissionais de educação física ou fisioterapeutas. Sendo assim, escritórios próprios são os indicados.
Porém, se você necessita apenas de equipamentos compartilhados como telefone, impressora, scanners, projetores, entre outros – o coworking pode ser uma solução para a sua empresa.
Além disso, as salas privativas em coworkings são uma opção para pessoas que desejam um ambiente de trabalho particular de acordo com a sua demanda. Em alguns locais é disponibilizado até mesmo o serviço de copa personalizado.
Afinal, coworking ou escritório próprio?
Naturalmente, nenhum arranjo de trabalho ou local de trabalho é perfeito. Assim, o tipo de trabalho que você faz e o estágio da sua carreira também poderão influenciar na escolha pelo melhor local de trabalho.
Em suma, determinar o aluguel de um espaço de coworking ou de um escritório próprio, realmente se resume ao que é bom para você e para o seu negócio. Entretanto, sugerimos que antes de iniciar um investimento em longo prazo, você experimente trabalhar em um escritório compartilhado.
Os coworkings são benéficos para os empreendedores iniciantes. As suas características versus o capital de investimento inicial representam uma oportunidade para aqueles que precisam de um espaço físico para a sua empresa.
Interessado em coworking na região de São Caetano? Deixe o seu comentário!