Em um coworking é possível encontrar diversos espaços que podem ser utilizados de acordo com as necessidades pessoais. Nestes ambientes, empreendedores, profissionais individuais e equipes inteiras podem executar tarefas de forma muito mais dinâmica.
Além dos espaços compartilhados – chamados de hot desking – existem as salas privativas e as salas de reunião. Nesse artigo vamos explicar as diferenças entre eles, mostrando como funcionam e para quem são indicados.
O que é hot desking
Oferecido pelos espaços coworking, o hot desking é uma estação de trabalho compartilhada. As mesas, assentos, ferramentas e outros recursos não são designados a uma pessoa específica, estando disponíveis para todos os utilizadores. O que determina o uso do espaço é, basicamente, a ordem de chegada.
O hot desking foi criado como mecanismo para reduzir as estações de trabalho nos escritórios. Os funcionários, ao estarem sempre mudando de lugar, não acumulam bagunça, interagem com mais pessoas – o que contribui para o networking e troca de conhecimentos – além de se tornarem mais produtivos.
Empresas que atuam na área da inovação, profissionais individuais e equipes criativas podem ganhar em muito ao adotarem essa estratégia. No entanto, esse modelo de trabalho não é indicado para todos os perfis de trabalhadores.
Para outras funções que exigem concentração e sigilo no trabalho diário e por várias horas seguidas, a estação de trabalho compartilhada pode não funcionar muito bem. Nesse caso, ter uma sala privativa, com menos espaço para a flexibilidade e compartilhamento pode ser o mais indicado.
O que são as salas privativas
As salas privativas são estações de trabalho para equipes ou profissionais individuais, caracterizadas pela privacidade e maior autonomia no dia a dia. Diferente das estações compartilhadas, as salas privativas possuem acesso e uso restrito.
Uma das grandes vantagens das salas privativas é a comodidade de utilizar tudo que existe em um ambiente coworking, como interação com outros profissionais, serviços adicionais – como secretária, telefone, café e armários – sem ter que investir muito. O custo-benefício é um dos atrativos do modelo.
Por isso mesmo, as salas privativas são indicadas para empresas e profissionais que desejam reduzir custos, aumentar a produtividade e contar com diversos recursos em um só lugar.
O que são as salas de reunião
Outro espaço oferecido pelo coworking é a sala de reunião. Como o próprio nome já indica, essa sala é utilizada para a realização de encontros, que podem envolver membros da equipe, sócios, acionistas, gestores e muito mais.
O espaço conta com mobiliário e equipamento específico para garantir conforto, segurança e a melhor experiência possível aos utilizadores. Mas esses são apenas alguns dos benefícios de uma sala de reunião.
Por estarem localizadas dentro de um ambiente de trabalho compartilhado, a posição estratégica acaba sendo um atrativo. Serviços adicionais, como recepcionista, café, internet, recepção e telefone podem estar inclusos, gerando ainda mais comodidade.
Empresas de todos os tamanhos e segmentos, além de empreendedores e startups podem aproveitar os benefícios oferecidos pelas salas de reunião. O ambiente é diferenciado, atrativo e atualizado, pensado para trazer uma atmosfera de inovação e receptividade para os usuários.
O coworking reúne diferentes espaços em um mesmo lugar
Todos os espaços que mencionamos anteriormente – hot desking, salas privativas e salas de reuniões – podem ser encontrados em um só lugar: dentro do ambiente coworking.
Tudo para atender a todas as necessidades do seu negócio, com ótimo custo-benefício, eficiência e praticidade.
Porém, devido às características de cada ambiente, os preços do plano de coworking podem variar. Antes de contratar, avalie as necessidades individuais e de sua equipe para identificar o melhor pacote para você.
Caso você ainda tenha dúvidas, acompanhe aqui como comparar os valores de investimento.
Até a próxima!