Em tempos de crise, muitas pessoas encontraram no empreendedorismo a possibilidade para tirar seus sustentos e até para realizar antigos sonhos engavetados. Sem dúvidas esse é um grande passo profissional.
Mas diferentemente do que muitos pensam, empreender não significa apenas criar um CNPJ e começar a atuar como empresário. Existe por traz dessa atividade uma série de fatores que precisam ser considerados.
Empreender significa, na verdade, sugerir algo que traga soluções para alguém. Inclusive, você pode empreender sem fins lucrativos, como no terceiro setor, por exemplo.
O que conta para ser considerado um empreendedorismo é justamente oferecer algo que o mercado precisa, que chegue para solucionar um problema ou ocupar uma lacuna que se abriu.
Empreendedorismo Em Tempos De Crise
O empreendedorismo em tempos de crise pode ser a grande saída – financeira e psicológica – para conseguir superar essa situação. Manter um pensamento empreendedor diante de um cenário pessimista e hostil é fundamental.
A ideia aqui é justamente agir de maneira para encontrar soluções e possibilidades e atuar mesmo quando o cenário não parece tão acolhedor para os negócios ou para seu nicho.
- Impacto positivo:
Em uma crise mundial, uma das coisas que mantém a sociedade funcionando e com fé nas melhorias possíveis é justamente perceber que algumas atividades não se encerraram.
O empreendedorismo, portanto, cumpre também um papel fundamental para manter a esperança acesa. As pessoas precisam olhar para as empresas que se reinventaram e pensar: é possível passar por isso.
Empreendedores Que Se Reinventaram
Existem inúmeros exemplos de pessoas que conseguiram se reinventar na crise gerada pelo Coronavírus. São justamente empreendedores que enxergaram lacunas e demandas nesse cenário complicado, e conseguira usar isso a seu favor, ao mesmo tempo em que auxiliaram a sociedade a manter a ordem.
Por exemplo, podemos citar as empresas que começaram a entregar as chamadas “festa na caixa”. Um presente que consegue aproximar as pessoas mesmo em uma situação de isolamento social.
Outras empresas de personagens de festas começaram a vender vídeos com os personagens falando com os aniversariantes. Tudo isso traz soluções que cabem em um momento de isolamento, e mantém a sociedade em funcionamento.
Como Retomar As Atividades Após Pandemia?
O mundo está atravessando um momento que sem dúvidas ficará na memória de todos. Aos poucos, as coisas parecem retomar o eixo, embora ainda haja um longo caminho até a completa imunização da sociedade.
Mas, é preciso olhar para o futuro com otimismo. Uma das coisas importantes é pensar na retomada das atividades – sempre respeitando todas as normas de segurança impostas pelos órgãos de saúde.
- Retome o contato com funcionários:
Se você passou por um longo período de isolamento e até sem contato com os funcionários de sua empresa, talvez seja hora de retomar isso através de reuniões virtuais.
- Mantenha grupos de risco afastados:
Caso a sua empresa esteja entre os setores liberados para atuação, ainda assim você deve ter um cuidado redobrado mantendo funcionários em grupo de risco afastados do trabalho, ou destinados ao home office.
- Repense o home office:
Aliás, o home office é um assunto que sairá revigorado dessa pandemia. Talvez finalmente tenhamos entendido as inúmeras vantagens de adotar esse tipo de trabalho quando possível.
O empreendedorismo requer que você enxergue as mudanças das sociedades e as incorpore em sua rotina. Talvez seja hoje a dotar o home office como padrão, e não como escape para situações de crise.
O empreendedorismo não apenas é fundamental para que a sociedade funcione em circunstâncias normais, mas se tornou um alicerce durante a crise pandêmica. Por isso você deve se orgulhar de seu trabalho e tirar aprendizados dessa situação.