Para determinar a saúde financeira de um empreendimento é fundamental observar os seus números. Esses são os resultados de um negócio que orientam o seu crescimento, estagnação ou retração no mercado. Os indicadores financeiros ajudam gestores, administradores, e os empreendedores a conhecerem melhor seus negócios.
O que são indicadores financeiros
Como medir a saúde financeira de uma empresa? Observar o volume de vendas realizadas pode não ser o bastante – e na maioria das vezes, não é. Por isso existem os indicadores financeiros, que são parâmetros e métricas utilizadas para medir o desempenho de um empreendimento.
Esses indicadores são baseados em fórmulas predeterminadas, que permitem a geração de relatórios. Quando observados, os dados ajudam na tomada de decisões mais assertivas, de acordo com a situação real da empresa e não com base em achismos e especulações.
Importância dos indicadores financeiros
Podemos dizer que os indicadores financeiros são importantes por dois motivos complementares. Eles revelam o desempenho do negócio e, como consequência, permitem uma análise da saúde financeira.
Empresas que implementam a análise de indicadores financeiros conseguem se planejar estrategicamente. Medidas podem ser tomadas para reverter situações negativas, de baixo desempenho, ao mesmo tempo em que ações de sucesso podem ser continuadas e/ou potencializadas, caso os resultados dos indicadores sejam positivos.
Principais indicadores financeiros
Abaixo listamos alguns dos indicadores financeiros mais relevantes. Existem diversos, porém nem todos são aplicáveis a um mesmo negócio. Cabe ao gestor ou administrador avaliar cada uma das métricas e aplicar aquelas que melhor correspondam ao perfil do negócio.
Lucratividade
Esse é um dos indicadores financeiros mais conhecidos. A lucratividade é um indicador-chave de desempenho obtido através do cruzamento de duas métricas: lucro líquido e faturamento. O indicador de lucratividade é capaz de mostrar o lucro real de um negócio, para além das despesas e receitas.
O cálculo é bem simples. Basta dividir o lucro líquido obtido em determinado período pelo faturamento e depois multiplicar por cem, para obter a porcentagem. Em um negócio com faturamento de R$20 mil ao mês e lucro líquido de R$2 mil, a lucratividade é 10% (2 mil dividido por 20 mil e multiplicado por 100).
Ticket médio
Outro indicador financeiro relevante é o ticket médio. Ele é utilizado para determinar o valor médio obtido em cada operação da empresa. Muitas vezes são vendidos muitos produtos e serviços, sem que isso represente alta lucratividade. Isso acontece quando o ticket médio é baixo.
Para obter esse indicador é preciso somar toda a receita obtida com as vendas e dividir pelo número de vendas realizadas. Além de servir para determinar a saúde financeira da empresa, esse indicador contribui para a implementação de melhorias em setores como vendas e marketing.
Margem de contribuição
Considerado um dos indicadores financeiros mais básicos em qualquer em qualquer empresa, a margem de contribuição é obtida pela diferença entre receitas e despesas fixas. Para o cálculo, impostos geralmente não são considerados.
O resultado deve ser sempre positivo. Caso contrário, significa que a empresa não é capaz de pagar as contas, mesmo realizando vendas. A conta pode ser feita levando-se em consideração todos os produtos e serviços da empresa ou itens determinados.
Utilizando indicadores financeiros
Os indicadores financeiros podem ajudar empreendedores a tomar decisões ancoradas em fatos e dados que dizem muito sobre a saúde financeira do negócio. Por isso mesmo, devem ser levados em consideração durante toda a atividade empresarial.
Se você tem dúvidas sobre o tema, continue acompanhando o blog da 2Share. Em breve, apresentaremos dicas para te ajudar a utilizar os indicadores financeiros e a interpretas os resultados relevantes.
Até a próxima!