Todos os anos surgem novas tecnologias, que melhoram e tornam mais fácil a vida em sociedade. Outras se destinam a aperfeiçoar processos industriais, como é o caso da automação.
As startups são empresas que apresentam, desde o começo, um grande potencial de inovação no mercado. Elas criam produtos, serviços e ideias que se destacam – sejam criações genuínas ou melhoramentos de ideias já existentes.
Mas será que a inovação funciona apenas para startups? Para responder, analisamos abaixo o conceito de inovação, as áreas onde ela pode acontecer e qual a sua importância para as empresas.
O que é inovação
A palavra inovação está relacionada com a criação de algo novo. No entanto, o conceito atual vai além, para incluir também os melhoramentos. Isso significa que toda e qualquer criação original ou melhoramento que seja útil é considerado inovação.
Nesse sentido, inovar depende muito da perspectiva e da visão do outro. Trata-se, de um valor percebido. Se outras pessoas identificam determinada criação como uma novidade, estamos diante de uma inovação.
Onde a inovação pode acontecer
O processo de inovação pode acontecer nas mais variadas áreas e segmentos. Empresas de gestão, de produtos, de serviços, de processos e outras podem se beneficiar da produção intelectual.
É fácil perceber a inovação acontecendo na prática em vários campos do conhecimento. No mercado farmacêutico, por exemplo, novas pesquisas são divulgadas constantemente, contribuindo para o avanço do saber científico.
Importância da inovação para empresas
Apesar de a inovação estar relacionada principalmente a empresas altamente tecnológicas, empresas como startups e pequenos empreendimentos podem se beneficiar de todo e qualquer avanço, direta e indiretamente.
Vale destacar que pequenos e médios empreendimentos estão entre os que mais podem ganhar ao se aproveitarem da inovação disponível. Ao implementarem novas técnicas e processos, conseguem se destacar entre a concorrência, o que se traduz em vantagem competitiva.
Além disso, pequenas e médias empresas podem focar em inovar por conta própria. Conforme comentamos, a inovação é um valor percebido, que depende muito da ideia que a empresa consegue transmitir ao mercado.
Nesse sentido, ao surgir com novas ideias, a empresa é capaz de atrair e reter a atenção de seus consumidores. Investir em inovação não é apenas um diferencial, mas uma necessidade.
Como as empresas podem inovar
Para conseguir inovar, o empreendedor deve pensar em meios de personalizar e transformar seus produtos, serviços e até mesmo a empresa como um todo.
Uma das formas é a automatização de processos e serviços. A internet e a tecnologia permitiu que as empresas fizessem atendimentos remotos e controlassem as atividades em equipes por aplicativos.
Entretanto, algumas empresas estão inovando de outras maneiras, o que gera resultados em âmbito externo a curto, médio e longo prazo. Exemplo disso são as pequenas e médias empresas que adotam o coworking como ambiente de trabalho.
Por que o coworking pode ser considerado uma inovação?
Os escritórios compartilhados representam uma inovação quanto ao modelo de trabalho e quanto ao ambiente diversificado. O seu formato é propício para o surgimento de novas ideias, compartilhamento de informação, e experimentação.
É importante entender que ao frequentar um coworking você não está apenas locando um espaço equipado a um baixo custo. Ao vivenciar um espaço inovador você fará parte de uma comunidade que está em busca de um propósito em comum – a colaboração.
Aproveite os benefícios do coworking para facilitar parcerias e oportunidades. E ao mesmo tempo, impulsione resultados e reduza custos com aluguel de salas comerciais e/ou administrativos.
Se você tem dúvidas sobre este modelo de trabalho, agende uma visita em nosso espaço na região de São Caetano do Sul em São Paulo. Estamos te aguardando!