Mudar as suas atividades para um coworking é uma decisão importante, que pode trazer muitos benefícios, entre eles a redução de custos, aumento da produtividade e desempenho.
Mas para ter sucesso de verdade é importante migrar com responsabilidade. Pensando nisso, separamos algumas dicas que vão te ajudar nessa fase de transição do seu negócio para o coworking.
Dicas para migrar para um coworking
Antes de começar o processo de mudança para um coworking é importante observar alguns detalhes que fazem toda a diferença.
A migração deve ser feita com base em critérios, afinal de contas essa mudança influenciará completamente a sua dinâmica de trabalho. Confira algumas dicas que vão te ajudar a migrar com mais segurança.
1. Escolha um espaço ideal
O primeiro passo você já deu, que é escolher o coworking como espaço de trabalho. Agora está na hora de buscar no mercado a melhor opção, com base em parâmetros como custo, localização, acesso e disponibilidade de serviços.
Um bom coworking deve oferecer estrutura completa para a realização de atividades profissionais. Quanto mais completo o ambiente, melhor para o seu negócio.
A localização, por sua vez, é um dos elementos essenciais. Afinal de contas, esse será o seu novo posto de trabalho, onde executará suas atividades, encontrará parceiros de mercado e muito mais.
Além dos serviços básicos, vale a pena buscar por coworkings que ofereçam serviços adicionais, como recepção, café, armários para objetos pessoais e telefonista. Esses serviços significam mais comodidade no dia a dia de trabalho.
2. Contrato do coworking
Sabia que antes de começar a aproveitar as vantagens do coworking é necessário firmar um contrato? É por meio desse instrumento que as partes estabelecem os deveres e obrigações envolvidos na prestação do serviço.
Por isso mesmo, é importante analisar com cuidado o contrato e todas as suas cláusulas. Ele determina quais serão os serviços, quais as condições, prazos e muito mais.
3. Se você optou por uma sala privativa
O coworking conta com salas de uso comum e salas privativas, para aqueles que desejam mais privacidade e comodidade. Se você optou por contratar uma sala privativa, é importante prestar atenção em alguns detalhes extras.
Entre esses detalhes estão a ativação do telefone e a organização do espaço. A sala privativa oferece muito mais liberdade para o profissional, sem perder de vista as vantagens de estar dentro de um coworking.
4. Explique a sua equipe o porquê da mudança
Se você gerencia um time de colaboradores, a migração para o coworking deve ser precedida de uma explicação sobre o motivo dessa mudança.
Tenha em mente que os colaboradores estão acostumados com um modelo tradicional de trabalho. É importante que eles possam entender os benefícios do coworking, como é a dinâmica de trabalho e outros aspectos importantes.
Trata-se de uma mudança de mentalidade, que deve acontecer de forma paralela à migração para o coworking. Dessa forma, quando a migração estiver concluída, todos os colaboradores já estarão adaptados ao novo espaço.
5. Prepare-se para o networking e atente-se para agenda de eventos
Uma das grandes vantagens do coworking são os eventos e encontros que possibilitam a realização de networking. Por isso, ao migrar para esse espaço vale a pena atentar-se para uma nova agenda, mais dinâmica.
Afinal de contas, um dos motivos para mudar para o coworking é justamente aproveitar os benefícios que ele oferece. Aproveite ao máximo o seu novo ambiente de trabalho, para gerar cada vez mais resultados.