Essa solução veio para ficar. Nós nos adaptamos às adversidades com o home office, mas até quando? Leia o artigo e entenda o tema:
O QUE É TRABALHO HÍBRIDO?
Segundo um estudo feito pelo IPEA, 7,3 milhões de brasileiros estavam trabalhando em casa durante a pandemia.
Porém, o modelo de home office em julho de 2021, também segundo o IPEA, sofreu uma queda de 12,7% para 11,7%. Aqueles milhões, aos poucos, estão voltando às suas rotinas no escritório.
Será natural, mas o abandono total do home office pode ser um desperdício de investimento feito durante a pandemia. É aí que entra o modelo híbrido.
Que nada mais é do que a liberdade do trabalhador de estar em vários ambientes de trabalho. De alternar entre o home office e outros modelos de trabalho, como os coworkings e os escritórios da empresa.
E COMO FUNCIONA?
Combinado o equilíbrio entre contratado e contratante, os dias da semana são alternados entre home office e atividades presenciais.
Essa mistura trás o melhor dos dois modelos, permitindo que os profissionais realizem tarefas que exigem foco e concentração em casa e aproveitem as rotinas presenciais para realização de tarefas que pedem mais socialização.
Cada empresa está pensando em uma forma diferente de trabalhar seus modelos híbridos, dividindo meses de trabalhos, semanas ou dias. Tendo redução de custos, aumento de produtividade, redução de atrasos e qualidade de vida para os trabalhadores.
Ademais, é necessário cuidados, como atenção para a tecnologia, proteção de dados e monitoramento de produtividade.
Mesmo o Santander, por exemplo, está tomando o modelo híbrido na prática como forma de se manter atualizado, fazendo com que seus trabalhadores frequentem o presencial pelo menos uma vez por semana. O Twitter, por sua vez, permite os profissionais escolherem a forma que irão trabalhar.
POR QUE É O FORMATO DO FUTURO?
A transformação digital é o futuro que todas as empresas estão vendo acontecer ao seu redor. Avançamos 5 anos nesse ultimo ano e o que antes era esperado para acontecer em tempos, será agora a partir de julho de 2021.
E não apenas isso, o investimento feito nos profissionais e nas mudanças em 2020 serão sentidos por muito tempo nas empresas. Para que isso não seja em vão e para a sobrevivência delas, é necessário dar mais liberdade aos funcionários, combinando novos formatos de trabalhos híbridos.
A Braskem por exemplo, afirma que 80% de seus funcionários desejam a flexibilização. O mindset das pessoas já está programado para o trabalho híbrido.
COWORKING: A OPORTUNIDADE DE UM ESCRITÓRIO FLEXIVEL
Um local mais descontraído, que não seja uma grande despesa para pouco uso de seus funcionários (que é o caso das sedes de empresas) com estrutura necessária para um bom desempenho e profissionais de outras áreas para um feedback torna o coworking uma opção viável para muitas empresas.
Adaptáveis, os coworkings se mostram grandes aliados nesse momento para solucionar questões envolvendo a necessidade de dar liberdade e ao mesmo tempo ter controle.
A 2share oferece uma estrutura completa para o trabalho de autônomos, empresários, grandes e pequenas empresas.
Conheça nossos planos, mande uma mensagem e venha tomar um café com a gente!