O empreendedorismo é dinâmico, mas ao mesmo tempo, muito imprevisível. Por lidar diretamente com novidades e inovações, é um setor que tem forte tendência de se adaptar a diferentes realidades e regulações que o mercado sofre. E pensando nisso, precisamos avaliar as tendências do empreendedorismo para 2023.
Sendo assim, empreendedores precisam a todo momento ter grande atenção em tudo o que está acontecendo no mundo, especialmente no meio dos negócios.
O ano de 2022 acabou, e para muitas pessoas, marcou um recomeço, após dois anos de uma pandemia que chacoalhou o mundo. Com as vacinas, o mundo foi lentamente voltando ao normal, mas com algumas mudanças.
Alguns dos novos hábitos provavelmente perdurarão por muito mais tempo, o que pode alterar drasticamente a dinâmica de trabalho em outros países. Confira a seguir as expectativas do que podemos esperar em relação às tendências do empreendedorismo para este ano de 2023!
1- Tendências do empreendedorismo: anywhere office
A pandemia mostrou ao mundo que tudo o que precisamos para trabalhar é comprometimento e uma boa conexão com a Internet. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, cerca de 70% das pessoas disseram que voltar a trabalhar no modelo presencial é estranho, e 55% disseram que esse modelo os deixa mais estressados.
Em 2022, muitas empresas apostaram no modelo híbrido ou 100% remoto. Temos como algumas tendências do empreendedorismo para 2023 este novo modelo de trabalho, de modo que os profissionais possam ser contratados de qualquer lugar do mundo.
2- Geração de conteúdo
Especialistas apontam que, apesar de a criação de conteúdo não ser nenhuma novidade, ganhará muito mais força em 2023. Cada vez mais as pessoas querem um grau de envolvimento maior com o conteúdo que consomem.
Com isso em mente, é importante que as empresas invistam cada vez mais em conteúdos que entregam valor real, engajem o cliente, e façam com que ele vire um embaixador da marca. Das tendências do empreendedorismo para 2023, atente-se a essa!
3- Experiência do cliente
Há muito já falamos sobre a importância disso. Todo empreendedor sabe que o cliente é a alma do negócio. E por isso, uma das tarefas mais desafiadoras que toda empresa tem é a de encantar os clientes.
Deste modo, é importante planejar toda a jornada do cliente e como tornar sua experiência ainda mais rica, para que a percepção do valor que o cliente tem sobre a marca, produtos e serviços seja cada vez maior.
4- E-commerce: uma das tendências do empreendedorismo mais fortes
Muitas pessoas passaram a utilizar a Internet para fazer compras durante o isolamento, e definitivamente, não há nenhum indício de que isso seja passageiro.
Segundo relatórios gerados pela Ebit Nielsen em parceria com o Bexs Banco, ainda que as atividades presenciais tenham sido retomadas em 2021, o e-commerce cresceu mais de 35% em relação ao primeiro semestre do ano comparado ao ano anterior.
Portanto, é importante que as empresas se atentem cada vez mais a esse tipo de coisa. Focar em sites responsivos, rápidos e com boa navegabilidade muda totalmente a experiência que o cliente tem com uma empresa.
5- Proteção de dados: tendências do empreendedorismo
E falando sobre as tendências do empreendedorismo para 2023, vale lembrar que a LGPD entrou em pleno vigor em 2022, e por isso, ainda que o ano já tenha virado, será um assunto que dará o que falar. Com super vazamentos divulgados de empresas, elas precisam ficar ainda mais atentas para garantir a privacidade e segurança dos dados dos clientes.
O que podemos esperar em 2023?
Levando em consideração a pandemia e também a crise política no Brasil, podemos esperar muitos desafios a nível mundial para o mercado. Paralelamente, a economia digital está se desenvolvendo de forma cada vez mais rápida, a fim de buscar as melhores soluções financeiras para as pessoas.
Em um cenário tão contrastante, o empreendedor terá um papel fundamental de guiar o próprio navio em meio a uma tempestade tão intensa.
Mais do que nunca, será necessário utilizar estratégias comerciais para superar os concorrentes e ter sucesso nos negócios. Para tanto, as ferramentas tecnológicas terão um papel ainda mais importante. Se atentar às tendências do empreendedorismo para 2023 é fundamental para ser um ano de progresso.
Já pensou em começar a elaborar suas estratégias e crescer a sua empresa dentro de um coworking?