Em um mundo globalizado e contemporâneo, por que são importantes para sua equipe e para você como profissional.
Muito se fala e se preocupa sobre ter no currículo uma faculdade, cursos técnicos, especializações, cursos livres, extensões universitárias, experiencias diversificadas, idiomas e etc.
Essas habilidades são apelidadas de “Hard skills”, são aquelas que necessitam de conhecimento adquirido de forma ativa, como aprender como editar uma imagem no Photoshop ou saber trocar um pneu.
Mas atualmente as empresas cada vez mais buscam um segundo leque de habilidades chamado de “Soft skills”. E repare: segundo o estudo do site de recrutamento “CareerBuilder”, 77% das empresas acreditam que as habilidades sociais são tão importantes quanto as técnicas no dia a dia de trabalho.
Você concorda? Já se deparou com essa termologia? Soft Skills. Sabe o que é elas? Vamos lá:
O que são soft skills?
Termo diretamente vindo do departamento de recursos humanos, podemos dizer que são as suas experiências de vida, sua personalidade e o arcabouço teórico social que compõe sua pessoa. Parece complicado? Vou mostrar que não é.
Resumiremos para: habilidades comportamentais.
O simples ato de se importar com outrem e auxiliá-lo em uma atividade já demonstra uma maestria nas soft skills de empatia e de trabalho em equipe.
Desde fazer uma atividade importante descobrindo as soluções, até motivar um companheiro a se levantar após uma dificuldade e até lidar com uma questão de forma ética, todas essas habilidades são soft skills.
É de extrema importância se atentar a desenvolver essas habilidades, pois elas são adquiridas de forma passiva. Sim, vivendo e aprendendo.
O importante é reconhecer o valor delas e o valor dado a elas por contratantes e outros companheiros e colaboradores.
É muito mais fácil ensinar alguém a usar uma ferramenta, do que ensinar a usa-la para o bem.
As entrevistas de emprego e o RH
Durante uma entrevista, os dois lados devem se atentar as soft skills um do outro. Como uma entrevista de emprego é tanto o contratante procurando um colaborador único, experiente e correspondente ao perfil da empresa, o contratado está procurando uma empresa que lhe faça sentido em todos os aspectos. O RH é a face das soft skills e o entrevistado deve mostrar todas suas habilidades também.
Perguntas importantes como “Me conte um episódio em que você teve que resolver um problema com a sua equipe”, é perfeita para analisar as soft skills do entrevistado.
Esse tipo de pergunta não está sondando as suas habilidades técnicas. Qual programa você utilizou, qual ferramenta você se baseou para resolver o problema. Esse tipo de pergunta quer saber como você dependeu de seus aliados, como contribuiu e como se comunicou. Soft Skills.
Por que as soft skills estão em pauta no momento?
Por um motivo simples: a qualidade de uma empresa é sua qualidade humana.
As pessoas que formam um serviço são as ferramentas que movem absolutamente tudo, sem elas o clima se torna frio, pesado.
As Soft Skills foram apelidadas, estudadas e agora aplicadas em nosso dia a dia para que possamos sondar melhor que tipo de pessoas queremos para nosso trabalho tão querido.
Criando um perfil em ressonância na empresa trás dinamismo para o trabalho e consequentemente, lucro.
E atente-se!
- Criatividade
- Persuasão
- Colaboração
- Adaptabilidade
- Inteligência emocional
Essas, aparecem no topo das mais procuradas soft skills de 2020 segundo uma pesquisa do Linkedin.
Vivemos em um período de mudanças, de um grande fluxo de informações, onde a inteligência artificial aos poucos toma forma para lidar com as habilidades técnicas, as hard skills.
O que com certeza nos sobra é as soft skills, aposte nelas!