Para administrar um negócio estável e que esteja preparado para as oscilações do mercado, é essencial apostar na criação de um planejamento estratégico. Trata-se de um método infalível para empresas que desejam obter sucesso no seu ramo de atuação.
Afinal, apenas tendo em mente de maneira muito clara onde se quer chegar é que o empresário e a sua equipe conseguem atingir metas e objetivos. E esse planejamento oferece justamente esse benefício, entre outros.
Empresas que operam com importações e exportações devem estar ainda mais atentas à importância do planejamento estratégico. Isso acontece porque, embora seja um ramo muito lucrativo, também exige alto nível de organização e conhecimento do mercado.
Portanto, se você tem interesse no assunto e quer aprender mais continue com a leitura deste artigo. E confira as informações pertinentes dos tópicos a seguir.
- O que é planejamento estratégico
- Como ele pode ser relevante para empresários
- Qual a importância para quem importa e exporta
O que é planejamento estratégico
O planejamento estratégico é uma ferramenta fundamental para todos os segmentos de mercado, independente do porte da empresa. Com ele, os gestores e a sua equipe definem metas e objetivos, de modo a contribuir com o adequado posicionamento do negócio no setor ao qual pertence.
Quando esse planejamento é realizado de maneira apropriada, tem potencial para orientar todas as decisões dentro da organização, inclusive, as que fazem parte do dia a dia. Isso acontece porque ele permite que aos envolvidos trabalharem de forma alinhada com a missão da empresa.
A partir disso, consegue-se determinar orçamentos para cada tarefa, treinar de forma eficiente a equipe e executar demais atividades ligadas ao operacional do negócio. Quanto à criação do planejamento estratégico, o indicado é que um número maior de colaboradores faça parte disso.
Ou ao menos que haja a representação de todos os departamentos, assim, é possível criar um plano que englobe a organização como um todo, sem deixar de lado nenhum setor. Esse trabalho colaborativo permite ainda um entendimento mais amplo da empresa.
Além disso, recomenda-se que seja revisto com alguma periodicidade, que pode ser anual, semestral ou até mesmo mais frequente, o que vai depender do fluxo de atividades de cada negócio. E mais, o planejamento estratégico pode sofrer ajustes sempre que necessário.
Como ele pode ser relevante para empresários
A importância do planejamento estratégico está estreitamente ligada ao modo que ele é desenvolvido dentro da empresa. Ou seja, o primeiro passo consiste em determinar a sua missão, o que é essencial para que tanto gestores quanto colaboradores saibam o que deve ser feito.
Junto a isso, o planejamento exige a definição de metas e objetivos. Vale lembrar que as metas devem ser alcançadas em um curto ou médio prazo e que juntas integrem o objetivo da empresa, que está relacionado a sua missão.
Uma empresa que exporta produtos, por exemplo, pode ter como missão ser a principal empresa exportadora do país no seu segmento de mercado em cinco anos. Para chegar a isso, deve atingir objetivos, como aumentar as vendas para o exterior de forma gradativa ao longo dos próximos anos.
Para tanto, é preciso também definir metas, como obter um número X de novos compradores de outros países todos os anos. Por mais que os profissionais da sua empresa saibam que a empresa deseja aumentar as suas vendas, é preciso deixar bem clara a estratégia de ação.
Outra razão para fazer um planejamento estratégico é definir prazos e orçamentos para atingir cada meta, bem como determinar os responsáveis de cada atividade. Desse modo, mais um benefício do planejamento estratégico é organizar a rotina da equipe para que se torne mais eficiente.
Além disso, é necessário conhecer muito bem o mercado em que a sua empresa atua, o que significa identificar quem são os clientes em potencial e os principais concorrentes. Obter esse conhecimento é também uma vantagem do planejamento estratégico.
E com essas informações torna-se mais fácil desenvolver ações assertivas para conquistar novos clientes, fidelizar quem já conhece o seu produto e, por consequência, aumentar a sua participação no seu segmento de mercado.