Praticando a boa convivência no coworking

Praticando a boa convivência no coworking

Os espaços de trabalho compartilhados estão cada vez mais presentes em todo o mundo. O coworking já é uma das opções preferidas por autônomos, profissionais liberais, freelancers e empresas que desejam mais flexibilidade e mobilidade.

Mas como é a convivência nesses espaços? Tendo em vista que o compartilhamento é a regra nesses espaços, algumas práticas de boa convivência no coworking devem ser assumidas pelos frequentadores, como:

1. Evitar falar alto no telefone ou utilizar o viva-voz

O celular é uma ferramenta extraordinária, que pode auxiliar os profissionais no dia a dia de trabalho. No entanto, também pode se tornar uma distração, tanto para o utilizador quanto para pessoas que estejam por perto.

Falar alto no telefone pode gerar incômodo dentro de um ambiente coworking. Por isso, recomenda-se manter conversas em altura controlada ou até mesmo em ambientes privados. O viva-voz é um dos recursos que devem ser evitado ao máximo dentro desses espaços de trabalho.

2. Não seja espaçoso e tenha consciência sobre o espaço que você utiliza

Em um coworking, os espaços são compartilhados por natureza. No entanto, é dever de cada um dos utilizadores respeitar o espaço do outro, permitindo que todos possam desenvolver seus projetos da melhor maneira possível.

Ter consciência sobre o espaço pessoal é uma questão ética. Além disso, é preciso zelar pelo espaço, bens e serviços disponíveis, tendo em vista que outros profissionais utilizarão os mesmos recursos.

3. Interação e networking com outras pessoas e o respeito ao momento de trabalho do outro

Uma das grandes vantagens do coworking é a possibilidade de fazer networking. Interagir com outros utilizadores pode abrir portas, gerar insights e contribuir para o desenvolvimento de projetos.

No entanto, é fundamental respeitar o momento de trabalho do outro. É preciso analisar quando e onde começar uma interação, de modo a não interromper o trabalho ou atividade desenvolvida. Respeite o momento do próximo para uma boa convivência no coworking.

4. A infraestrutura oferecida é para uso comum, saiba compartilhar

Já que estamos falando sobre práticas de boa convivência em um ambiente coworking, não poderíamos deixar de fora o compartilhamento. Se você não está usando uma cadeira e outro profissional necessita de uma, não custa nada ceder o móvel. O mesmo vale para a copa, uso da impressora e outros recursos.

Toda a infraestrutura oferecida é de uso comum. Os recursos não são particulares, nem pertencem a um grupo específico de usuários. Nesse sentido, compartilhar não é apenas um ato de gentileza, mas também uma obrigação de cada frequentador. 

5. Fones de ouvido são bem-vindos

Se você gosta de trabalhar ouvindo música ou se precisa escutar um áudio ou gravação durante o seu trabalho, use fones de ouvido. Eles são práticos e permitem manter o ruído dentro de uma zona segura. Evite desconcentrar os colegas e preze pela boa convivência no coworking.

6. Respeite espaço reservados ou privados

Mesmo dentro de coworkings podem existir espaços reservados ou privados. São ambientes como salas particulares ou salas de reunião, que devem ser respeitados. Se você tem interesse em usufruir desses espaços, consulte os planos ou verifique a agenda de reservas.

7. Você é responsável por visitas recebidas

Tenha em mente que se você receber visitas no coworking – seja de clientes, parceiros ou fornecedores – a responsabilidade por esses terceiros é sua.

Isso significa que cabe a você zelar para que esses terceiros sigam as práticas de boa convivência no coworking, visando à manutenção de um ambiente agradável para todos.

8. Aproveite o espaço para conhecer novos negócios e projetos

Existem muitas regrinhas de bom senso que orientam a convivência dentro de um coworking. Como você pode ver, com um pouco de cuidado e senso de compartilhamento, é possível aproveitar o máximo desses espaços.

Aproveite o seu tempo no coworking para interagir, conhecer novos negócios e novos projetos. Todos estão compartilhando por acreditarem que esse formato de trabalho é mais adequado para a produção de resultados. Explore isso!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Olá!