Se você está pensando em abrir um negócio é importante conhecer os tipos de sociedade empresarial no Brasil. Identificar as particularidades de cada uma e saber qual se encaixa melhor a sua proposta é fundamental.
Nem todo mundo sabe, mas existem 9 principais diferentes possibilidades dentro desse estilo de negócio. Antes de constituir uma sociedade você deve entender como funcionam e quais são as suas diferenças.
Conheça Cada Um Dos Tipos De Sociedade Empresarial Mais Comuns No Brasil
Quem decide abrir uma empresa deve se atentar para escolher o tipo adequado para o negócio. Muitas vezes nos limitamos apenas aos que são mais conhecidos, mas não nos aprofundamos. Veja a seguir os principais tipos de sociedade.
- Sociedade simples:
A sociedade simples geralmente é a escolha perfeita para quem tem uma profissão e pretende abrir uma empresa para fornecer os próprios serviços. É um modelo mais simples que pode ser utilizado por duas ou mais pessoas.
Esse modelo não demanda um registro na Junta Comercial. É possível iniciar a atuação apenas com registro no Cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas.
- Sociedade Limitada – Ltda:
Esse é um dos tipos de sociedade mais conhecidos e amplamente utilizado. Nesse modelo as normas são estipuladas de acordo com o valor investido por cada um dos associados.
É possível, inclusive, que haja um administrador que não faça parte do quadro sócios. As responsabilidades dos sócios ficam limitadas as suas cotas de acordo com cada investimento. Para isso, é firmado um contrato social.
3. Sociedade Em Nome Coletivo
Nesse caso não há limite de dívida possível para os sócios, podendo ela, inclusive, chegar ao valor total do patrimônio. Ela não pode ser administrada por terceiros sendo necessário estipular a participação de cada sócio através de um contrato.
É uma sociedade “ilimitada”, onde cada um responde sem limites às dívidas empresariais. É um modelo mais arriscado e que demanda grande conhecimento de mercado para ser adotado.
- Sociedade em Comandita Simples:
Já nesses tipos de sociedade empresarial os sócios são devidos em duas categorias: comanditários e comanditados. Os comanditários contribuem com a receita, mas não administram a empresa.
Já os segundos possuem capital social, mas também atuam como funcionários, assumindo cargos administrativos.
- Sociedade Comandita por Ações:
Outra possibilidade é adotar o estilo Comandita Por Ações. Aqui os sócios possuem cotas, mas os diretores – que são sócios administradores – possuem cota limitada.
A destituição de um diretor deve ocorrer mediante votação e ganhar a maioria do apoio dos sócios. É um dos tipos de sociedade onde o patrimônio pode ser usado para pagamento de dívida, sem proteção aos bens de cada associado.
6. Sociedade Anônima:
Esse é outro modelo que muita gente conhece, mas nem todo mundo sabe como funciona. A sociedade anônima tem sua constituição a partir de vários sócios com cotas de capital social distribuídas entre si.
- Há ainda dois tipos de sociedade anônima que precisam ser compreendidos:
- Abertas: as ações podem ser negociadas na Bolsa de Valores;
- Fechadas: As ações não podem ser negociadas na Bolsa de Valores.
- Sociedade Cooperativa:
A sociedade cooperativa não possui fins lucrativos. Pode ser dividia em três categorias diferentes: Singulares, Cooperativas centrais ou federação de cooperativas e Confederação de Cooperativas.
- Sociedade em Conta de Participação:
Pode ser aberta por dois ou mais sócios. No entanto, um deles precisa ser comerciante e o lucro deve ser obtido através de uma atividade específica. Após o alcance desse objetivo a sociedade deve ser desfeita.
- Sociedade para advogados:
Advogados podem abrir sociedades desde que se encaixem em uma das duas classificações: sociedades simples ou em sociedade unipessoal de advocacia (SUA).
O nome precisa carregar obrigatoriamente o nome de um dos sócios. Não é autorizado que o advogado participe de mais de uma sociedade.
Esses são os principais tipos de sociedade. Entender suas especificidades ajudará na hora de escolher qual deles é o mais adequado para o seu negócio.