Relação entre Produtividade e o Ambiente de Trabalho

Um dos fatores que exercem maior influência sobre a produtividade em uma empresa, independente de seu porte, é a qualidade do ambiente de trabalho. O espaço em que colaboradores, líderes, gestores e equipes desenvolvem suas atividades cotidianamente deve estar voltado para a obtenção de resultados.

Entender que home office, escritório e até mesmo espaços compartilhados impactam na produtividade é um dos primeiros passos para obter uma transformação dentro da sua empresa. Você pode conferir a diferenças dessas opções em Coworking ou Escritório Próprio.

O que é produtividade e ambiente de trabalho

Quando falamos em produtividade, fazemos referência à satisfação dos interesses da empresa, através da concretização dos objetivos estabelecidos, em conformidade com os valores e princípios que norteiam a sua atuação no mercado.

Uma empresa só é produtiva quando consegue aproveitar da melhor forma possível todos os seus recursos, tanto materiais quanto humanos. Por isso a produtividade nem sempre está relacionada com o lucro. É preciso ir além dos números, de modo a gerar crescimento real do negócio no mercado.

Já o ambiente de trabalho, até pouco tempo, era pensado como o espaço restrito da empresa, como o escritório, a sala de reuniões e demais repartições físicas utilizadas com finalidade comercial. Um ambiente de trabalho hermético, muitas vezes desestimulante, pouco atrativo e incapaz de proporcionar bem-estar aos colaboradores.

O que faz um ambiente de trabalho ser produtivo?

Só existe produtividade em ambientes que possibilitem o desenvolvimento pessoal e interpessoal. E isso ocorre através do networking, do compartilhamento de ideias e do trabalho em equipe. Quando todos aqueles envolvidos nos processos da empresa se sentem motivados, confiantes e inspirados. Como consequência, a melhora na produtividade.

Em muitos ambientes organizacionais, no entanto, essas características não estão presentes. A rigidez e o confinamento de um espaço físico podem acabar gerando efeitos contrários aos desejáveis: falta de motivação dos colaboradores, pouca interação entre membros da equipe e rede de contatos deficitária.

Para resolver o problema da falta de produtividade, enfrentado por muitas empresas, novos empreendimentos começaram a pensar em estratégias inovadoras. Uma das propostas que mais se destacam é a reformulação do ambiente de trabalho, agora pensado para além da empresa.

Como o coworking contribui para a produtividade nas empresas

Mais do que simplesmente compartilhar espaços de trabalho, o coworking é um movimento voltado para a construção de relações sólidas entre profissionais. Quando conexões legítimas e naturais se desenvolvem, o ambiente de trabalho se transforma.

O ambiente de trabalho dentro de um coworking é superior ao ambiente tradicional, por comportar uma série de fatores benéficos para o crescimento de empresas. A comunicação interpessoal flui, os colaboradores se sentem mais livres para expor suas ideias e opiniões e a produtividade aumenta.

É por isso cada vez mais empresas estão adotando em suas estratégias a utilização de ambientes de trabalho modernos, otimizados para a obtenção de resultados concretos. O coworkig já é uma realidade e tende a se tornar cada vez mais presentes no meio empresarial.

A mudança no ambiente de trabalho começa por questionar se o ambiente da sua empresa, muitas vezes fechado e restrito, está sendo propício para o crescimento do seu negócio.

Se você está em busca de um coworking, entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em apresentar uma nova proposta de ambiente comercial para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Olá!