Relação entre trabalho e qualidade de vida

Qualidade de vida no trabalho representa o grau de satisfação de um funcionário/colaborador com a sua rotina de trabalho. E tem como base os mais variados aspectos. São considerados fatores como segurança, comunicação, realização de tarefas, ergonomia, autonomia no dia a dia, respeito e relações interpessoais.

Rotina de trabalho e qualidade de vida

Quando a rotina de trabalho é estressante, repleta de contratempos, reuniões desnecessárias, situações constrangedoras e sem qualidade na comunicação, muitas pessoas tendem a reduzir o seu nível de produtividade. Algo negativo não apenas para quem está trabalhando, quanto para a empresa como um todo.

Mas o que faz com que a qualidade de vida no trabalho aumente? Existem estratégias voltadas para a melhoria dos níveis de percepção do trabalhador com relação ao seu trabalho. As principais incluem mudanças nos hábitos organizacionais.

Empreendedorismo e qualidade de vida

O ambiente de trabalho é um dos principais responsáveis pela qualidade de vida no trabalho, tendo em vista se tratar do espaço em que as relações profissionais se desenvolvem.

No fim das contas, qualidade de vida está diretamente relacionado com a satisfação do trabalhador com as atividades desempenhadas. Gostar daquilo que se faz é um dos principais indicadores de bem-estar laboral.

O tempo dispensado por um trabalhador deve ser proporcional ao retorno recebido. Retorno que não se resume ao salário ao final do mês, englobando, de igual maneira, o reconhecimento por parte dos seus pares e superiores, além da verificação de que os seus esforços estão dando resultados.

Novos valores estão sendo estabelecidos como necessários para a qualidade de vida.  É por isso que algumas pessoas estão abandonando o mercado de trabalho tradicional e apostando no empreendedorismo.

Uma estratégia para criar o seu próprio negócio, baseado em suas crenças e que facilite o alcance da qualidade de vida desejável. Mais reconhecimento, mais satisfação com aquilo que está sendo executado, são benefícios proporcionados pelo empreendedorismo.

Como ser o seu próprio chefe

O empreendedorismo está cada vez mais em alta. Milhares de pessoas, ansiosas por mais qualidade de vida, estão começando seu próprio negócio. Só no ano de 2018 foram 2,5 milhões de empresas abertas, das quais mais de 80% eram MEIs (Microempreendedor Individual).

Foram mais de 2 milhões de microempreendedores formalizados no período, um crescimento de mais de 19% em comparação ao ano de 2017. Números apontam para uma onda de empreendedorismo que tende a seguir em alta.

Mas com o empreendedorismo, novas dificuldades aparecem. Surge a necessidade de implementar estratégias que permitam a separação entre a vida pessoal e a vida profissional. A mistura e a perda do limite entre esses dois aspectos também pode prejudicar a qualidade de vida no trabalho.

Quem trabalha em casa, por exemplo, está diariamente imerso em um ambiente que não foi pensado para o trabalho, mas sim para o lazer e para o descanso. Quando os lados pessoal e profissional se misturam, metas são prejudicadas, a produtividade diminui e a sensação de que estamos sempre trabalhando aparece.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 5,8% da população sofre de ansiedade. O número de pessoas com ansiedade é ainda maior, podendo chegar a 9,3% da população. O isolamento gerado pelo trabalho em casa pode ser considerado um agravante, contribuindo para números tão alarmantes.

Coworking: a solução para separar a vida pessoal da vida profissional

Os profissionais modernos estão cada vez menos focados apenas no retorno financeiro. O trabalho é visto como instrumento para a realização de um propósito, devendo estar de acordo com valores e expectativas, como a qualidade de vida, a cooperação e a valorização do tempo de cada um dos colaboradores.

O espaço coworking entrega uma série de características desejáveis, que permitem ao profissional desenvolver suas atividades de forma autônoma, sem perder o melhor de um ambiente organizacional. Trata-se de uma revolução do conceito de ambiente de trabalho, agora voltado para equipes proativas e inovadoras. O coworking representa uma solução para que empreendedores possam colocar em prática as suas ideias, sem renunciar às suas aspirações e ideais. É uma transformação no modelo tradicional de empresas, voltado para as novas tendências e realidade do mercado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Powered by WhatsApp Chat

× Olá!