O ambiente coworking já se consolidou como opção vantajosa para empresas e profissionais liberais que desejam mais comodidade, produtividade e dinamismo no dia a dia. No entanto, esse espaço não se restringe apenas ao trabalho, podendo ser utilizado para a realização de eventos dos mais diversos.
Isso mesmo, o coworking também é indicado para palestras, cursos, treinamentos, reuniões com clientes externos e outros tipos de eventos. Nesse artigo mostraremos os benefícios oferecidos pelo ambiente compartilhado para aqueles que buscam realizar um evento diferenciado.
Porque realizar eventos em coworking
Quando pensamos em coworking somos levados a imaginar, normalmente, pessoas sentadas, trabalhando em seus projetos, de forma individual ou em equipe. Essa não é uma imagem equivocada. Um dos propósitos do coworking é justamente oferecer às pessoas um espaço de trabalho moderno.
Mas as características do coworking permitem que o ambiente seja explorado de uma forma diferente. Cada vez mais pessoas, empresas e marcas estão utilizando espaços compartilhados para realizar seus eventos. Até mesmo o happy hour pode rolar dentro de um ambiente assim.
A pergunta correta não seria por que realizar eventos em um coworking, mas sim por que não realizar eventos em um coworking. Esses espaços são modernos, bem-estruturados e dinâmicos. Essas são algumas características que por si só já fazem desses espaços boas opções para qualquer evento.
Quais são as vantagens de organizar eventos em coworking
O grande atrativo do coworking para a realização de eventos é a estrutura. Realizadores de eventos podem contar com copa, banheiros, espaços descontraídos, salas de reunião com equipamentos de projeção e áudio e muito mais.
Mas não é só isso. Outro diferencial do coworking é o networking: o espaço é voltado para a interação entre as pessoas, o que se intensifica ainda mais durante os eventos. Por isso empresas utilizam esse espaço para apresentar novidades, lançar projetos e promover a interação entre colaboradores.
Além disso, o público-alvo de um ambiente coworking já é bem determinado. São empreendedores, criativos, pessoas com projetos paralelos e ideias surgindo a todo o momento, startups e marcas diferenciadas. O público certo para que o seu evento receba o suporte, atenção e divulgação que você deseja.
Sobretudo, contar com um posicionamento estratégico. Geralmente os coworkings estão situados perto de centros comerciais ou locais de fácil acesso a transportes públicos – o que com certeza faz a diferença na hora de enviar o convite para o evento.
Como realizar o evento na prática
Criar eventos requer organização e planejamento. E com as ferramentas digitais, como as redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens, está cada vez mais fácil atrair pessoas para participar de workshops, rodas de conversa, debates, palestras e eventos similares.
O espaço coworking já oferece uma série de recursos que facilitam em muito o planejamento. Nada de se preocupar com a estrutura, por exemplo – já está tudo lá, pronto para ser usado e aproveitado ao máximo. Mas vale a pena cuidar de detalhes específicos como tipo de evento, público-alvo e convites.
Uma boa dica é ficar atento aos eventos que são promovidos no coworking que você frequenta, como uma oportunidade para aprimorar conhecimentos e praticar networking. É possível até mesmo acompanhar para ver como esses eventos são realizados, para replicar essa estratégia em seus próprios projetos.
Como locar um espaço de coworking
Devido à singularidade dos espaços de coworking, é aconselhável consultar os serviços e planos oferecidos para a realização de eventos ou utilização de espaços privados, como as salas de reunião.
Existem planos que vão desde os mais simples até os mais completos. Por isso, solicite um contrato para delimitar informações como serviços inclusos, infraestrutura disponível e a responsabilidade de cada uma das partes.
Continue acompanhando o blog da 2share para outras dicas sobre coworking. Até a próxima!