Existem dois modelos de ambiente de trabalho em crescimento: a sala comercial e o coworking. Para saber qual deles é melhor para o seu negócio é preciso considerar as características desses espaços, o custo envolvido e outros fatores relevantes.
Neste artigo, explicamos os prós e contras destas opções para auxiliar o seu processo de escolha.
O que é uma sala comercial
A sala comercial é um espaço físico que pode ser utilizado para o desenvolvimento de atividades empresariais. Escritórios, consultórios, oficinas e centrais de atendimento podem ser montados nesses ambientes.
Geralmente as salas comerciais contam com posição estratégica. Apesar de boa parte das salas serem locadas, muitas estão disponíveis para compra – sendo uma boa opção de investimento, apesar do alto custo envolvido.
E por falar em custo, esse pode ser um dos pontos negativos a serem considerados. Além do valor do aluguel, os interessados devem levar em consideração as despesas básicas. Além da água, energia e internet, IPTU e seguros podem ser exigidos.
Se no passado os empreendedores estavam apostando em salas comerciais, agora começam a repensar essa estratégia. Apesar de oferecerem privacidade e liberdade – você pode fazer a sua própria decoração – o custo no final do mês pode ser elevado para um negócio em estágio inicial.
O que é um coworking
O coworking oferece a empresas e autônomos espaços de trabalho compartilhados. Essa é uma das diferenças com relação à sala comercial: no coworking, predomina a ideia de compartilhamento de espaços, ideias e até mesmo saberes.
Esse compartilhamento tem reflexo direto no custo. Os planos de coworking para utilização do espaço são geralmente mais baixos do que os valores exigidos para o aluguel de uma sala comercial.
Além disso, o valor do plano contratado, em alguns casos, já inclui todas as principais despesas: água, energia, internet, recepção e telefone podem estar dentro de um pacote. Tudo isso depende, claro, do plano contratado e do coworking em questão.
Mas será que vale a pena investir em coworking em todas as situações? Vejamos quando esse modelo se torna mais atraente e quando é melhor optar pela sala comercial.
Quando escolher a sala comercial e quando escolher o coworking
Alugar uma sala comercial completamente independente pode ser um bom investimento para empresas estáveis no mercado. Contar com capital disponível para fazer o investimento é fundamental, tendo em vista que as despesas não se resumem ao pagamento do aluguel.
Muitas empresas que precisam expandir suas operações também optam pela sala comercial. Trata-se de uma maneira eficiente de abrir uma filial ou um novo escritório, sem ter que comprar um espaço inteiro.
Já o coworking é uma opção viável para empresas e empreendedores que estão começando no mercado. Economia é um dos diferenciais desse modelo. Além disso, os escritórios compartilhados entregam tudo que um negócio precisa para se desenvolver com qualidade: equipamentos, internet, recepção, localização estratégica e muito mais.
Sem falar que muitos coworkins oferecem, em seus serviços, salas privadas, que podem ser locadas separadamente. São espaços como uma sala comercial tradicional, dentro de um ambiente coworking.
Coworking e seus benefícios
Para escolher entre uma sala comercial e um coworking, vale a pena analisar o perfil do seu negócio, as suas necessidades atuais e futuras e as condições de investimento. Faça as contas, analise os planos de um coworking, os preços de uma sala comercial e escolha o melhor para o seu negócio.
Continua com dúvidas? Ter acesso informação é a melhor forma de fazer uma escolha consciente.
Continue acompanhado o blog da 2Share. Semanalmente, trazemos dicas sobre contratos, networking, entre outras informações para a gestão do seu negócio!