Será que é muito diferente da rotina em casa? E no escritório? Será que é realmente tão diferente e como essas diferenças e semelhanças são benéficas para as soluções que um empreendedor procura para o seu negócio.
Uma breve definição do que é coworking e como ele pode ajudar:
A pandemia acelerou aquilo que já estava vindo com bastante velocidade, foi isso que aconteceu quando foi reduzido a quantidade de escritórios por conta do isolamento em 2020 e 2021. Em consequência disso aumentou a procura pelo compartilhamento de espaços sociais, os coworkings.
Ser autônomo e compartilhar o espaço com vários profissionais de outras áreas. Criando assim um ambiente frutífero para novas ideias e novas formas de trabalhar. Os coworkings estão espalhados por todas as cidades e o perfil dos profissionais vem mudando com o tempo.
Os novos são pessoas que nunca usaram o espaço e viram como uma oportunidade, porque o trabalho remoto é possível e não é necessário utilizar a empresa e o home-office não é adequado já que muitos profissionais possuem família.
Sendo assim, apesar da comodidade, fica complicado para esses empreendedores. O cansaço de dentro de casa e a confusão de misturar a vida profissional com a vida pessoal atrapalham a produtividade. Sem saída, o profissional procura um lugar para trabalhar, mas percebe que todos estão longe de casa.
A saída? Procurar um coworking perto da sua casa e misturar o home-office com o trabalho tradicional.
Assim, os profissionais se complementam. O TI com o design por exemplo. O espaço é bastante fácil de ser utilizado com várias opções de planos, salas e espaços dentro do coworking. Como não há contrato longo, cada profissional utiliza da forma que achar mais adequado, sendo uma forma bastante flexível de trabalhar.
A rotina
Podendo escolher quantas pessoas estarão com você e quanto tempo você utilizará, a rotina no coworking é diversa. Diferentes pessoas em diferentes momentos, sempre cheios de oportunidades na estação logo ao lado.
A rotina que falamos é única, pois cada profissional tem o seu horário, saí quando quiser e volta quando quiser. Isso é importante, pois todos se apoiam no ambiente de empreendedorismo, sendo plural até no momento de café. As pessoas interagem e se criam juntas.
Até mesmo empresas de grande porte ficam animadas para trabalhar no coworking. Elas querem que os funcionários trabalhem com pessoas diferentes para criar inovação e criatividade, dessa forma fomentam muito dentro de cada profissional.
Agora para as empresas pequenas também é bastante importante, pois em vez de pagar por um escritório, o empreendedor pode conquistar uma sala privada dentro de um coworking e dialogar com o proprietário para de repente criar uma sala específica para as necessidades do negócio.
Gostou da comodidade? Parece bom demais para ser verdade, mas hoje em dia existem vários coworkings por aí, competindo pelos profissionais e empresas que precisam deles. Cheios de especialistas diferentes em cada sala prontos para trocar uma ideia revolucionária para cada negócio.
E aí, empreendedor? Gostou do que falamos por aqui? Comente aqui como é a sua rotina no trabalho e se ela mudaria muito se fosse em um coworking! Fique atento para mais posts aqui no blog. Nós da 2Share estamos sempre dispostos a trazer os temas mais interessantes para que vocês possam refletir sobre tudo isso e trazer para o ambiente de trabalho!
Se você ficou interessado pelo coworking, experimente nos mandar uma mensagem! Estamos preparados aqui em São Caetano do Sul para receber você e a sua empresa da forma que precisarem. Tome um cafézinho conosco, adoraríamos lhe mostrar o espaço.