Tempo é dinheiro. Para os empreendedores que investem essa preciosa moeda do dia a dia, é necessário estarem atentos a métodos para otimizar o gasto.
Leia as dicas a seguir:
1. Comece descobrindo como está usando seu tempo
A primeira atitude a se ter para otimizar a sua gestão do tempo é descobrir como está a situação atual. Para isso, observe como organiza as suas horas antes de iniciar qualquer mudança de comportamento. É a partir daí que saberá o que precisa mudar e se há alguma ação que vale a pena manter.
2. Estabeleça metas possíveis
Existem pessoas que imaginam a gestão do tempo como um processo no qual é possível realizar uma infinidade de tarefas no mesmo dia. E a realidade não é essa, pois a ideia não é se sobrecarregar e sim fazer uso inteligente das horas.
Portanto, mantenha os pés no chão ao estabelecer metas, pois elas precisam ser possíveis. Metas ousadas demais farão com que cumpra as atividades correndo, prejudicando a qualidade, ou se frustre ao final do dia por não conseguir concluir tudo.
3. Crie uma lista de tarefas diárias
As listas são formas simples e eficazes de se organizar, inclusive em relação ao tempo. Então, crie listas com as tarefas que precisa realizar a cada dia durante o tempo em que estiver no coworking.
No início, é natural não ter uma ideia exata do quanto consegue produzir por dia. Mas, gradualmente, você conhecerá melhor a sua capacidade e terá mais controle sobre isso.
4. Identifique quais são as prioridades do dia
Além da lista, identifique quais são as suas prioridades do dia, aquelas atividades com prazo apertado que devem ser realizadas rapidamente. A priorização é fundamental para uma gestão do tempo eficaz.
5. Planeje a semana no dia útil anterior
Evite deixar a semana começar para se planejar, o ideal é ter na segunda-feira de manhã a lista de tudo o que precisa fazer nos próximos dias. Então, decida se fará o seu planejamento ao final da sexta-feira ou no final de semana. Mesmo que precise ajustar detalhes depois, ter a base da rotina pronta trará mais praticidade.
6. Inicie a manhã com as tarefas mais complexas
A maior parte das pessoas se sente mais produtiva pela manhã, o que faz muito sentido se pensarmos ser o momento em que acabamos de acordar e descansar. Então, aproveite esse início do dia para realizar as tarefas mais complexas. Desse modo, no final da tarde, quando o cansaço estiver chegando, terá que lidar apenas com coisas mais simples.
7. Identifique qual o seu horário nobre biológico
É importante ressaltar que nem todos se sentem mais produtivos pela manhã. Há, por exemplo, quem prefira começar a trabalhar na parte da tarde ou até à noite. Você sabe qual é o seu momento mais produtivo do dia?
Para descobrir qual é o seu horário nobre biológico, ou seja, o período em que se sente com mais energia, divida o seu dia de trabalho em três ou cinco blocos. Faça isso durante alguns dias e registre como se sente em cada bloco. Então, conseguirá identificar em qual deles estava mais produtivo.
Agora você já sabe a importância da gestão do tempo no coworking e como fazer o uso inteligente desse recurso tão valioso!