Trabalho híbrido, remoto ou presencial: o que é melhor para a empresa?

A escolha entre o trabalho híbrido, remoto ou presencial precisa equilibrar o bem-estar e a produtividade dos funcionários, com as necessidades e o orçamento de cada empresa. Entenda como tomar essa decisão.

O fim do isolamento social trouxe um novo tipo de questão para empresas e profissionais: voltar ao escritório, ficar em casa definitivamente ou alternar entre presencial e remoto em um escritório híbrido por alguns dias da semana… o que é melhor?

A decisão depende de muitos fatores, como o modelo de negócio da empresa, o tamanho da equipe e, não menos importante, a expectativa dos funcionários.

Mas existe um jeito de equilibrar tudo isso e encontrar a solução que vai trazer mais bem-estar e produtividade para as pessoas do negócio.

E isso começa por conhecer os prós e contras de cada modelo de trabalho, casos de uso de empresas de diferentes segmentos, calcular os custos e então encontrar a combinação que vai funcionar melhor para o seu contexto.

Para te ajudar com isso, neste artigo vou falar de:

  • O que é o modelo de trabalho híbrido e quais os prós e contras
  • O modelo de trabalho remoto e quais os prós e contras
  • O modelo de trabalho presencial e os seus prós e contras
  • Quais as necessidades do seu negócio?
  • Como calcular qual modelo compensa mais?
  • Como escolher um escritório para trabalho presencial ou híbrido

O que é o modelo de trabalho híbrido e quais os prós e contras

O modelo híbrido de trabalho é basicamente uma combinação entre os modelos presencial e remoto, e tem ganhado força desde a flexibilização do isolamento social no pós-pandemia. Nele, o trabalhador alterna entre dias trabalhando em casa e dias indo ao escritório.

Uma das explicações para esse crescimento está na possibilidade de que o colaborador continue usufruindo dos benefícios do trabalho remoto, mas também tenha momentos de interação presencial com o seu time, uma necessidade percebida por muitas empresas durante o período de trabalho exclusivamente remoto.  

Além disso, a empresa tem a vantagem de poder alugar um escritório apenas para um dia da semana, por exemplo, diminuindo em até 80% seu custo fixo mensal, segundo levantamento feito aqui com os clientes do Eureka Coworking.

O ponto de atenção que esse modelo exige, entretanto, está em conseguir integrar os dois modelos de trabalho, principalmente quando houver parte da equipe trabalhando remotamente e outra parte presencialmente. 

Ou seja: para que o modelo híbrido funcione sem prejudicar o engajamento do time, é muito importante que os processos de trabalho garantam a qualidade da comunicação e o acesso à informação para todos os colaboradores, estejam eles no escritório ou em casa.

Isso inclui rotinas como documentar reuniões e outros alinhamentos, oferecer estrutura para reuniões híbridas – em que parte da equipe está no escritório e outra parte por videochamada – e buscar ferramentas de chat interno, como Slack ou Microsoft Teams, por exemplo, que permitam uma comunicação assíncrona e organizada.

O modelo de trabalho remoto e quais os prós e contras

É difícil falar sobre o modelo de trabalho remoto sem falar da pandemia do Covid-19 e o modo como ela transformou para sempre a vida de milhões de pessoas no mundo todo. A adoção em massa do trabalho remoto pelas empresas não foi uma escolha e sim uma urgência não planejada.

Por isso, a maior parte das empresas teve – e ainda tem – muita dificuldade em adaptar sua rotina de trabalho e manter o alinhamento e a cultura entre pessoas trabalhando de suas próprias casas. 

Esse é um dos motivos, inclusive, que tem levado muitas empresas de volta ao modelo presencial conforme a flexibilização do isolamento social avança. Em muitos casos, diga-se de passagem, causando uma série de conflitos entre colaboradores e empresas.

E o motivo é simples: para muitos contextos o trabalho remoto funciona e dificilmente o colaborador que experimentou passar mais tempo em casa e menos tempo gasto em deslocamento, vai querer abrir mão dessa possibilidade para voltar ao trabalho como era antigamente. 

Além disso, o trabalho remoto possibilitou a muitos colaboradores a liberdade de morar em outras cidades, estados e até países. Para as empresas, permitiu também a contratação de profissionais espalhados pelo mundo e que provavelmente teriam bastante dificuldade em frequentar um mesmo escritório.

Por isso, muitas empresas já decidiram que manterão o trabalho remoto para sempre. Afinal, a experiência desses últimos dois anos mostra que o modelo funciona. O desafio agora é entender se funciona para a sua empresa.

O modelo de trabalho presencial e os seus prós e contras

Antes de tudo, é importante saber que o assunto trabalho remoto é uma realidade que inclui uma pequena parte das empresas no Brasil. Segundo estudo do IPEA, apenas 11% dos trabalhadores brasileiros conseguiram trabalhar remotamente em 2020. 

Primeiro porque não estar presencialmente no trabalho é impossível para muitos setores, de um médico de UTI a um frentista de posto de gasolina – mesmo que novas possibilidades tenham avançado para serviços mais tradicionais, como o crescimento das teleconsultas e da venda online para lojas e restaurantes. 

A avaliação aqui, entre os prós e contras do trabalho presencial, tem foco portanto nas empresas que puderam viver o trabalho remoto nesses últimos dois anos e mesmo assim enxergam como positivo o retorno ao escritório.

As vantagens existem tanto para a empresa quanto para o funcionário, como a resolução mais rápida de problemas e dúvidas, a interação com gestores e colegas e a maior facilidade em definir um horário de trabalho, por exemplo.

Por outro lado, sair de casa para trabalhar é um desafio para quem mora em grandes centros urbanos ou para quem apenas deseja passar mais tempo com a família. Além disso, o investimento em um espaço dedicado pode representar até 45% do custo fixo de uma empresa. Vale a pena?

Qual modelo é melhor para o seu negócio?

A Microsoft publicou ano passado o estudo Índice de Tendências de Trabalho 2021, que entrevistou mais de 30 mil pessoas em 31 países sobre rotina de trabalho e produtividade. Entre 7 conclusões (vale clicar no link e ler o estudo completo), o relatório faz uma boa síntese sobre o futuro: entre remoto e presencial, os profissionais querem agora o melhor dos dois mundos.

Segundo a pesquisa, 67% dos colaboradores entrevistados desejavam ter mais contato pessoal após a pandemia, 73% faziam questão da opção de home office para continuar na empresa e 66% dos líderes afirmaram que suas empresas estavam considerando redesenhar seus escritórios para o trabalho híbrido. 

Para a Microsoft, o trabalho híbrido é a grande nova disrupção com a qual o mercado precisa lidar. Não à toa, a empresa norte-americana adotou o modelo para os seus mais de 160.000 colaboradores ao redor do mundo.

Isso torna o modelo híbrido o ideal para o seu negócio? Para decidir, além de analisar as tendências e as reais necessidades de cada empresa, há uma tarefa importante que pode ajudar na hora de decidir: pergunte aos seus colaboradores o que eles acham sobre isso.

O importante mesmo é encontrar um equilíbrio entre custos, benefícios e processos de trabalho, e criar um ambiente (presencial, remoto ou híbrido) onde as pessoas desenvolvam seu máximo potencial e a empresa conquiste seus objetivos.

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